Meteorologia

  • 29 OUTUBRO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prêmio Nobel da Literatura é entregue a Louise Glück

Academia Sueca agraciou a poetisa norte-americana de 77 anos esta quinta-feira

Prêmio Nobel da Literatura é entregue a Louise Glück
Notícias ao Minuto Brasil

08:38 - 08/10/20 por Notícias Ao Minuto

Cultura Nobel

O Prêmio Nobel da Literatura foi entregue a Louise Glück, poetisa norte-americana de 77 anos, natural de Nova York, anunciou nesta quinta-feira (8) a Academia Sueca. Antes desta distinção, a autora já tinha vencido um Prêmio Pulitzer, em 1993, e um National Book Award, em 2014, entre outras. 

O prêmio foi justificado pela sua "voz poética inconfundível que, com uma beleza austera, torna a existência individual em universal". Além de poetiza, Louise Glück é professora de Inglês na Universidade de Yale. 

Contudo, a escritora Maryse Condé, natural de Guadalupe, território francês situado no mar do Caribe, a russa Lyudmila Ulitskaya, o japonês Haruki Murakami - um dos nomes recorrentes entre os favoritos -, a canadense Margaret Atwood e o queniano Ngugi Wa Thiong'o, lideravam a lista dos mais cotados deste ano, segundo o Nicer Odds, 'site' que agrega as tendências das casas de apostas.

A favorita era mesmo Maryse Condé, uma autora negra, feminista e ativista, difusora da história e da cultura africana no Caribe, conhecida por uma obra versátil - ficção histórica, contos, romances, ensaios, poemas, entre outros gêneros -, que questiona as atrocidades cometidas durante e após o colonialismo.

Campo obrigatório