Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cineasta espanhol Mario Camus morre aos 86 anos

Foi autor de clássicos do cinema como 'Os santos inocentes'.

Cineasta espanhol Mario Camus morre aos 86 anos
Notícias ao Minuto Brasil

16:01 - 18/09/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Cultura Luto

Morreu, aos 86 anos, o cineasta espanhol Mario Camus.

Diretor de cinema espanhol e figura em destaque nos festivais de cinema de Cannes e Berlim, Camus foi autor de clássicos do cinema como 'Os santos inocentes', 'A colmeia' e 'Os dias do passado".

Em 2011 recebeu uma condecoração de honra no Prêmio Goya,   prêmio mais importante do cinema espanhol.

O anúncio da sua morte foi feito neste sábado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha. Mario Camus morreu na sua terra natal, em Santander.

"O cineasta Mario Camus morreu em Santander" (Cantábria), anunciou a Academia Espanhola de Artes e Ciências do Cinema numa publicação nas redes sociais.

A morte de Camus surge um dia após o falecimento, aos 95 anos, do dramaturgo e cenógrafo espanhol Alfonso Sastre, que criticava abertamente a censura durante a ditadura de Franco (1939-1975).

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, homenageou-os hoje no Twitter.

"Entre nós, aqueles que amam o cinema e o teatro, hoje estamos de luto. Despedimo-nos de dois grandes nomes da cultura, Alfonso Sastre e Mario Camus. Da nossa plateia continuaremos a apreciar os seus extraordinários trabalhos", escreveu o governante, deixando as suas "condolências às famílias, aos amigos e ao mundo da cultura".

Campo obrigatório