Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Laerte rompe hiato de seis anos e lança novo livro

Cartunista mostra faceta rara em "Modelo Vivo", obra lançada pela Boitempo

Notícias ao Minuto Brasil

09:00 - 12/12/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura HQ

O livro que rompe o hiato de seis anos de Laerte Coutinho como autora nasceu de uma série de aulas de quadrinhos que a cartunista ministrou com o filho, o artista Rafael Coutinho, em 2013. "Modelo Vivo", lançado pelo selo Barricada, da editora Boitempo, reúne ilustrações de corpos posados, rabiscados, pintados em aquarela. São 88 páginas que revelam um viés raro desta que é uma das maiores cartunistas do país.

É uma espécie de volta às origens, garante a editora. "Laerte deixa de lado vários procedimentos que consolidaram seu lugar na história gráfica, como o uso de personagens e o traço 'humorístico'", garante a sinopse da obra. "Modelo Vivo" também remete, no entanto, à história da cartunista, que desenha desde os anos 1960.

O livro reúne uma seleção de histórias em quadrinhos, entre publicadas, pouco conhecidas e inéditas, criadas entre as décadas de 1980 e 1990. Ilustrações do passado e do presente se revezam atestando a originalidade e criatividade da artista. A organização é de Toninho Mendes, ex-editor das revistas da Circo Editorial e responsável por descobrir nomes como Angeli, Glauco e outros, além da própria Laerte.

Campo obrigatório