Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museu Imperial do RJ ganha pintura rara de 1838

Obra retrata a Batalha de São João de Ulhoa, conflito que opôs França e México

Museu Imperial do RJ ganha pintura rara de 1838
Notícias ao Minuto Brasil

16:27 - 28/12/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura Doação

Para comemorar seus 25 anos, a Sociedade de Amigos do Museu Imperial faz a doação de uma pintura rara para o acervo histórico e artístico do Museu Imperial. É o guache sobre cartão que documenta a Batalha de São João de Ulhoa, capítulo do conflito armado mais conhecido como “A Guerra dos Pastéis”, que opôs França e México, em 1838.

Na batalha, datada de 27 de novembro de 1838, o autor da pintura, François d´Orléans, príncipe de Joinville e cunhado do imperador d. Pedro II, teve seu “batismo de fogo” como oficial da marinha francesa. O príncipe produziu a pintura em 1839 e a deu de presente a sua mãe, a rainha d. Maria Amélia, como comprova o timbre da coleção real e que identifica a peça como a de número 245 da coleção da rainha.

Posteriormente, a pintura foi repassada à filha mais velha do príncipe, d. Francisca Maria Amélia d´Orléans, duquesa de Chartres. Já no Brasil, a obra fez parte da coleção Newton Carneiro. A Sociedade de Amigos do Museu Imperial comprou a obra dos herdeiros de Newton e Elza Carneiro por R$ 12.000,00.

O Museu Imperial possui acervo histórico e artístico que pertenceu aos príncipes de Joinville, incluindo álbuns de pinturas e desenhos produzidos e/ou colecionados pelo próprio príncipe, além do seu diário de viagem. E no circuito de exposição permanente, o visitante pode conferir uma outra cena do mesmo conflito pintada em uma das faces do cofre de porcelana de Sévres que pertenceu ao casal François d' Orleans e Francisca de Bragança, os príncipes de Joinville, presente de casamento da rainha Maria Amélia aos noivos. As informações são da assessoria de comunicação do Museu Imperial/Ibram.

LEIA TAMBÉM: No verão, museus de SP têm programação para todas as idades

Campo obrigatório