Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Samba-enredo passa a ser patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

No texto se destaca a necessidade de se preservar a memória cultural do Rio de Janeiro através de suas formas de expressão

Samba-enredo passa a ser patrimônio 
imaterial do Rio de Janeiro
Notícias ao Minuto Brasil

12:45 - 30/12/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura É carnaval

Um decreto publicado nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Rio de Janeiro tornou o samba-enredo em patrimônio imaterial da cidade.  

O prefeito Eduardo Paes fez com que o gênero musical entrasse na lista dos 55 bens imateriais chancelados pela prefeitura. Segundo reportagem do Extra, uma dos motivos alegados para isso é que 2016 marcou o ano de comemoração do centenário do samba.  

"O samba é uma manifestação cultural importante da cidade e está completamente vinculada à história do Rio de Janeiro. É um reconhecimento justamente no ano em que o samba completa cem anos. Qual é o carioca que não conhece pelo menos uma letra de samba?", explicou a reportagem Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). 

No texto se destaca a necessidade de se preservar a memória cultural do Rio de Janeiro através de suas formas de expressão - sendo que uma delas é o carnaval. A chancela valerá por 10 anos. 

Campo obrigatório