Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os autores que entrarão em domínio público neste ano

Escritores como H. G. Wells e Gertrude Stein estão entre escritores que poderão ter obras reeditadas livremente em 2017

Conheça os autores que entrarão em 
domínio público neste ano
Notícias ao Minuto Brasil

12:09 - 02/01/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Direitos

As obras de diversos autores entraram em domínio público no último domingo, 1º de janeiro, data em que é comemorado o Dia do Domínio Público.

A liberação de direitos autorais ocorre 70 anos após a morte dos artistas (em alguns países, o prazo é de 50 anos).

Em 2017, obras do escritor de ficção científica H. G Wells e da escritora norte-americana Gertrude Stein (foto), representante do movimento modernista dos EUA, estão na lista. Obras do ex-diretor Museu de Arte Moderna de Nova York Frank O'hara e do compositor brasileiro Príncipe Pretinho também entram em domínio público.

Com isso, as obras podem ser reproduzidas, copiadas ou alteradas sem que seja necessário pedir autorização pagar royalties para familiares ou detentores desses direitos.

Em 2015, “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, entrou em domínio público e ganhou diversas reedições. Segundo o site Nexo, as vendas do livro aumentaram 123% e os lucros, 69%. No ano passado, foi a vez de clássicos coo "Macunaíma", de Mário de Andrade, ficar sem direitos autorais - o que possibilitou a reedição do livro no formato de história em quadrinhos.

LEIA TAMBÉM: Vida de Reginaldo Rossi vai virar documentário

Campo obrigatório