Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mostra em NY expõe desenhos de Iggy Pop nu

O astro do rock posou sem roupa para cerca de 20 estudantes de arte

Mostra em NY expõe desenhos de Iggy Pop nu
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 11/01/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Exposição

Após posar nu para um grupo de artistas em 2016, o cantor norte-americano Iggy Pop terá seus desenhos expostos no Brooklyn Museum, em Nova York, até dia 26 de março de 2017.

A mostra intitulada "Iggy Pop Life Class", do artista Jeremy Dellerm, teve início no dia 4 de novembro de 2016, e retrata diversos ângulos do corpo nu do "padrinho do punk" como seus músculos, cicatrizes, asperezas e rugas Iggy Pop é considerado um dos corpos mais célebres e exibidos da história do rock.

Aos 69 anos, seu corpo magro, ambíguo, sensual, e principalmente cheio de linguagem há muito o que dizer ao público. Foi explorando essas características que o artista britânico Jeremy Deller convenceu o astro a posar para 22 estudantes de Arte, escolhidos em um concurso da escola "New York Academy of Arts" no dia 21 de fevereiro de 2016.

Inspirado nas letras de "Lust for life", "He's gonna do another striptease", escritas por seu amigo David Bowie - que se tornou um hino underground -, que Deller, há dez anos, havia tido a ideia de despir Iggy para uma classe de desenho. No entanto, o cantor negou o pedido porque "acreditava que era jovem demais".

Desenhar uma pessoa nua ao vivo é uma prática da época do Renascimento, porém apenas "corpos ideais" da escultura greco-romana eram tradicionalmente copiados.

Entretanto, o ex-James Newll Ostenberg - o verdadeiro nome de Iggy - está muito longe de ser uma beleza clássica. A sessão de Deller, vencedor de um prêmio Turner Prize, explora a mudança da representação da masculinidade através da história e de como essa equação se desfaz a partir da notoriedade de quem o retrata.

Os autores, entre eles um farmacêutico e um ex-militar, tinham de 18 a 80 anos e levaram cerca de quatro horas para fazerem 53 desenhos de Iggy Pop nu. (ANSA)

Leia também: Feira de arte Frieze, em Nova York, terá 11 galerias de SP e Rio

Campo obrigatório