Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ouça o polêmico samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense

Em 2017, a escola de samba foi à defesa dos índios e provocou a ira do agronegócio no Brasil

Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 16/01/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura o clamor da floresta

Antes mesmo do início de fevereiro, o carnaval 2017 já está dando o que falar. 

Entre os blocos de pré-carnaval, os planos para o feriado e os preparativos para a maior festa brasileira, uma escola de samba carioca provocou a fúria do setor agrícola brasileiro.

A Imperatriz Leopoldinense decidiu exaltar as tribos do Mato Grosso e à natureza em seu samba-enredo "Xingu - O Clamor Que Vem da Floresta". 

Segundo a escola, entorno do parque indígena do Xingu sofre os impactos do desmatamento ilegal, dos agrotóxicos e da da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A letra do samba enredo acabou provocando os representantes do agronegócio, que fizeram abaixo assinado e cartas em repúdio à Imperatriz. 

Confira a letra do samba-enredo a seguir e ouça a música no vídeo acima. 

Brilhou... A Coroa Na Luz Do Luar!Nos Troncos A Eternidade...A Reza e a Magia Do Pajé!Na aldeia com flautas e MaracásKuarup é festa, louvor em rituaisNa Floresta... Harmonia, a vida a brotarSinfonia de Cores e Cantos No ArO Paraíso fez aqui o seu lugarJardim Sagrado o Caraíba descobriuSangra o coração do meu BrasilO Belo Monstro rouba as Terras dos seus filhosDevora as matas e seca os riosTanta riqueza que a cobiça destruiu

Sou O Filho Esquecido Do MundoMinha Cor É Vermelha De DorO Meu Canto É Bravo E ForteMas É Hino De Paz E AmorSou Guerreiro Imortal DerradeiroDeste Chão O Senhor VerdadeiroSemente eu sou a primeira da Pura Alma Brasileira

Jamais Se Curvar, Lutar e AprenderEscuta Menino, Raoni Ensinou Liberdade É O Nosso DestinoMemória Sagrada, Razão De Viver"Andar Onde Ninguém Andou""Chegar Aonde Ninguém Chegou"Lembrar a Coragem e o Amor Dos IrmãosE Outros Heróis GuardiõesAventuras de Fé e PaixãoO Sonho de Integrar uma Nação Kararaô... Kararaô...O Índio Luta Pela Sua TerraDa Imperatriz Vem O Seu Grito De Guerra!

Salve O Verde Do Xingu... A EsperançaA Semente do Amanhã... Herança O Clamor Da NaturezaA Nossa Voz Vai Ecoar... Preservar!

Campo obrigatório