Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nara Leão faria 75 anos nesta quinta-feira

Cantora foi da bossa nova à tropicália e tornou-se um dos grandes nomes da música brasileira

Nara Leão faria 75 anos nesta quinta-feira
Notícias ao Minuto Brasil

12:00 - 19/01/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Reconhecimento

Nascida em 19 de janeiro de 1942, em Vitória (ES) - embora desde um ano ele tenha ido viver no Rio de Janeiro -, Nara Leão estaria fazendo 75 anos nesta quinta-feira (19).

Ela tinha 17 anos quando fez o primeiro show, o “Segundo comando da operação bossa nova”, realizado na Escola Naval.

Daí para se tornar um nome em ascensão da bossa nova não tardou, que o digam as músicas “Se é tarde me perdoa” e “Fim de noite”.

Em 1964 a cantora lançou seu primeiro disco, “Nara”. Apesar do sucesso, a cantora surpreendeu o mundo musical ao romper com a bossa nova, passando a cantar outros gêneros musicais, como o samba de morro. No fim do mesmo ano, o show "Opinião" pode ser considerado um marco desta época.

Apesar de estar ficando conhecida como uma cantora do protesto, não se limitou a apresentar músicas com letras engajadas politicamente. Artista irrequieta, segundo informações de O Globo, ainda nos anos 60 Nara saudou os tropicalistas e participou do disco coletivo "Tropicália ou Panis et circenses".

Também gravou Roberto & Erasmo Carlos, cuja produção musical não era valorizada pela elite e a crítica, e apoiou a carreira do jovem cantor e compositor Fagner.

No final da década de 70, Nara descobriu um câncer e diminui o ritmo. Morreu em 7 de junho de 1989, aos 47 anos, deixando 28 discos gravados.

Leia também: Paul McCartney processa gravadora por direitos autorais dos Beatles

Campo obrigatório