Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museus terão programação especial no aniversário de SP

Para celebrar os 463 anos da cidade, no próximo dia 25, instituições oferecem diversas atrações à população

Museus terão programação especial 
no aniversário de SP
Notícias ao Minuto Brasil

05:50 - 21/01/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Comemoração

A cidade de São Paulo completa 463 anos na próxima quarta-feira (25), e os museus e centros culturais da cidade terão programação especial para comemorar a data. Confira abaixo algumas das atrações.

Museu Afro Brasil

Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil (foto) está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque do Ibirapuera. Para o aniversário da cidade, em 25 de janeiro, o local vai promover as exposições “Visões de um Poema Sujo”, baseada na obra do poeta Ferreira Gullar, morto recentemente, e “Movimento Constante – Esculturas de Paulo Otávio”, designer gráfico e artista plástico paulista (confira aqui outros detalhes da programação).

Museu do Futebol

No dia 25, o Museu do Futebol promove a contação de história “São Paulo de Todos”, que reúne música, gastronomia e expressões do futebol que formam as várias faces e contrastes da cidade.

Museu da Casa Brasileira

Criado em 1970 como Museu de Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro e localizado e um solar em estilo neo-clássico construído em 1942 e 1945, situado em frente a uma das mais movimentadas e sofisticadas avenidas da cidade de São Paulo, a Avenida Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira (MCB) se dedica às questões da moradia brasileira pelo viés da arquitetura e do design. No dia 25 de janeiro, o MCB vai promover a “Oficina das Calçadas”, com a artista Mirthes dos Santos, criadora do modelo em preto e branco que forma o mapa do Estado de São Paulo.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é referência nacional, em seu gênero. Para o aniversário de São Paulo, o local irá construir uma horta comunitária em sua parte externa e convidar o público para refletir sobre o desenvolvimento sustentável da cidade. A atividade acontecerá nos dias 25 e 28 de janeiro, às 15h. O visitante também pode conferir a exposição fotográfica “Filhos de Deus”, que reúne 22 registros do artista Daniel Taveira, sobre o mundo em suas diversas faces (raças, culturas, orientações sexuais, cores e situação social).

Memorial da Resistência

O Museu da Resistência é vinculado à Pinacoteca do Estado com enfoque temático sobre resistência, controle político e repressão, voltado à reflexão a respeito de ações que promovam a cidadania, a valorização da democracia e a promoção dos direitos humanos. A mostra “Carta Aberta – correspondência na prisão”, em exibição, apresenta, por meio de cartas, como foi a comunicação entre os presos políticos e seus familiares e amigos, nos anos de repressão militar no Brasil. No dia 25, o espaço promove atividade com a contação de história “O edifício e suas memórias”, no dia 25, às 11h. Gratuito.

Museu da Imigração

Reúne o acervo da Hospedaria do Imigrante, com documentos sobre o registro de imigrantes estrangeiros, a partir do final Século 19 e da migração de brasileiros, na década de 1930, vindos de diversos estados, e que foram hospedados no local. O público poderá participar da visita fotográfica, no dia 25, das 11h às 12h30, captando diversos ângulos da antiga Hospedaria de Imigrantes e refletindo sobre passado, história e fotografia, utilizando o próprio equipamento (smartphones ou câmeras fotográficas). A atividade é para crianças a partir de 12 anos. No mesmo dia, às 15h, haverá a apresentação teatral “Pequenas Histórias”, que propõe a realização de seis monólogos compilados em uma única apresentação comemorativa, usando diferentes ambientes do Museu como Cenário. O ingresso custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)

O acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) conta com mais de 200 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. É um dos museus mais visitados de São Paulo, muito procurado pela programação cultural diversificada voltada para diferentes públicos. No dia 25, o MIS promove mais uma edição do Conexão Cultural São Paulo, das 12h às 20h. O evento traz exposições, arte urbana, música e gastronomia para celebrar o aniversário da cidade, em diversos espaços do Museu, com entrada gratuita. As informações são do portal do governo do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Salas de cinema públicas de SP exibem filmes infantis nas férias

Campo obrigatório