Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Começa o 2º dia de desfiles do grupo especial do Rio; Mangueira fecha

União da Ilha foi a primeira agremiação a entrar na Marquês de Sapucaí

Começa o 2º dia de desfiles do grupo especial
do Rio; Mangueira fecha
Notícias ao Minuto Brasil

22:38 - 27/02/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Carnaval

O segundo e último dia dos desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro começou às 22h desta segunda-feira (27). A primeira escola a entrar na Marquês de Sapucaí foi a União da Ilha, apresentando um enredo sobre o tempo a partir das lendas angolanas.

A segunda escola a desfilar será a São Clemente, que escolheu como enredo Onisuáquimalipanse, palavra inventada para aportuguesar a frase "envergonhe-se quem pensar mal disso", em francês. Em seguida, será a vez da Mocidade de Padre Miguel, que vai falar de um tema clássico: As Mil e uma Noites.

Logo depois é a vez da Unidos da Tijuca cruzar a Sapucaí, com um enredo que une Louis Armstrong e Pixinguinha em uma homenagem à importância dos dois compositores para a música do continente americano. Depois da escola tijucana, a Portela entra em cena com o seu carnaval vai falar do papel central dos rios na vida humana, desde a formação das civilizações, o comércio e a urbanização. A fé, os mitos e a necessidade de preservação dos rios também estão na programação da escola.

E para fechar os desfiles, com o dia clareando, virá a Mangueira. A escola vai levar para a Sapucaí os santos que marcam a fé brasileira, sejam eles católicos ou de matriz africana.

Leia também: Liesa vai tomar medidas para evitar novos acidentes na Sapucaí

Campo obrigatório