Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre Marcello Nitsche, "o mais pop dos artistas brasileiros"

Nascido em São Paulo, ele tinha 74 anos

Morre Marcello Nitsche, "o mais
pop dos artistas brasileiros"
Notícias ao Minuto Brasil

13:46 - 12/03/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Pesar

Morreu o brasileiro Marcello Nitsche, aos 74 anos, o artista intermídia, pintor, escultor e professor paulistano, formado pela Faculdade de Belas Artes da Fundação Armando Álvares Penteado.

Criador de emblemáticas obras da década de 1960, como Eu Quero Você (1966) e o monumental inflável Bolha Amarela (1969), é considerado pelo crítico de arte Mario Schenberg (1914-1990) "o mais pop dos artistas brasileiros".

Filho de pai pintor de móveis e mãe decoradora de móveis, ambos nascidos na Alemanha, cursou a Escola Profissional Getúlio Vargas, que preparava pintores profissionais. Em 1966 iniciou um curso para formação de professores de desenho na Faap.

Concluiu a licenciatura em desenho, em 1969, e recebeu, no mesmo ano, o prêmio da Prefeitura do Município de São Paulo na Bienal Internacional de São Paulo.

No início de sua carreira, atuou como gravador, passando logo depois a se dedicar à pintura. Algumas de suas esculturas encontram-se em espaços públicos, como Garatuja, de 1978, uma estrutura modulada, instalada na Praça da Sé, e Pincelada Tridimensional, 2000, no parque da Luz, ambas em São Paulo. A partir de 2001, suas pinturas realizadas são inspiradas nos códigos de barras, com exploração de linhas verticais e seqüências numéricas.

Suas obras fazem parte de vários museus brasileiros - como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca do Estado do Paraná (Curitiba), Museu de Arte Brasileira da FAAP (São Paulo), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo - e do acervo artístico do Palácio dos Bandeirantes.

O ministro da Cultura, Roberto Freire, juntamente com o secretário-executivo, João Batista de Andrade, manifestam sinceros sentimentos de pesar à família, amigos e admiradores de Marcello Nitsche e de sua obra, em nota divulgada neste domingo (12).

Leia também: Cantora Joni Sledge é encontrada morta nos EUA

Campo obrigatório