Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

25 filmes do Brasil concorrem a prêmios internacionais; conheça

Apenas março, obras audiovisuais do país participam de 11 festivais estrangeiros com auxílio do programa de apoio da Ancine

25 filmes do Brasil concorrem a 
prêmios internacionais; conheça
Notícias ao Minuto Brasil

13:52 - 17/03/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Audiovisual

No mês de março, 25 obras audiovisuais brasileiras participam de 11 festivais internacionais, com auxílio do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais. As informações são do Portal Brasil.

O cinema brasileiro vai marcar presença no Festival Cinelatino – Encontros de Toulouse, que tem início nesta sexta-feira (17).

O programa da Agência Nacional do Cinema (Ancine) concede diferentes apoios a obras audivisuais, a depender da classificação de cada evento.

Na mostra competitiva de longas-metragens, os representantes brasileiros são “Era o hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, e “Não devore meu coração”, de Felipe Bragança.

Na competição de documentários, participam “Histórias que nosso cinema (não) contava”, de Fernanda Pessoa, e “Sexo, Pregações e Política”, de Aude Chevalier-Beaumel e Michael Gimenez, “Rosinha”, de Gui Campos, concorre na competição de curtas-metragens.

O festival conta ainda com um evento de mercado, o Cinéma en Développement, do qual participam os projetos “Sábado morto”, de Leonardo Lacca, e “Meio-irmão”, de Eliane Coster.

O festival francês de documentários Cinéma du Réel, de 24 de março a 2 de abril, também recebe produções brasileiras como “Martírio”, de Vincent Carelli, na Competição Internacional, e a coprodução Brasil-França “Ilhas Ressonantes”, de Daniel Ferreira, na Competição Francesa.

Entre 20 a 26 de março, no Torino Film Lab, “Medusa”, de Anita Rocha, participa do workshop para roteiros Scriptlab, em Vilnius, na Lituânia.

Festivais passados

Entre 1º e 8 de março, aconteceu, na capital portuguesa, o Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

A Ancine concedeu apoio a três filmes que concorreram na competição de longa-metragem: “Para ter onde ir”, de Jorane Castro; “Animal político”, de Tião; e “Comeback”, de Érico Rossi, que venceu o Prêmio da Crítica de melhor longa de ficção e melhor realizador.

O festival premiou ainda outras obras nacionais, como “Big Jato”, de Cláudio Assis; “Curumim”, de Marcos Prado; “Todos”, de Marilaine Castro da Costa e Alberto Cassol; “BR 716”, de Domingos de Oliveira; “Lua em Sagitário”, de Márcia Paraíso; “Rosinha”, de Gui Campos; “O projeto do meu pai”, de Rosaria; e “Pequenos animais sem dono”, de Maju de Paiva.

No Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, que aconteceu de 1° a 6 de março, o apoio foi para “A casa cinza e as montanhas verdes”, de Deborah Viegas, e “O estacionamento”, de William Biagioli, que participaram da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens,

“Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans, que concorreu na Competição Oficial, também recebeu apoio. “Aquarius” (foto), de Kleber Mendonça, recebeu o prêmio de melhor filme na mostra Gemas do evento colombiano.

A Ancine ajudou, ainda, na participação de produções brasileiras no Festival de Cinema de Miami, nos Estados Unidos; no FICG – Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México; e no festival New Directors/New Films, de Nova Iorque.

LEIA TAMBÉM: NY elege obra de nigeriana para maior clube de leitura dos EUA

Campo obrigatório