Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mostra de Veneza fará concurso de filmes em realidade virtual

Competição acontecerá entre 31 de agosto e 5 de setembro

Mostra de Veneza fará concurso
de filmes em realidade virtual
Notícias ao Minuto Brasil

10:42 - 29/03/17 por Ansa

Cultura Itália

A Bienal de Veneza anunciou a primeira competição absoluta de filmes realizados com a tecnologia de Realidade Virtual (RV). O concurso acontecerá durante a 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, marcado neste ano para começar em 30 de agosto e terminar em 9 de setembro.

Chamada "Venice Virtual Reality", a competição apresentará até 18 filmes realizados a partir da técnica de realidade virtual entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro no VR Theather no Palazzo del Casinò, na costa da cidade da região do Vêneto.

O júri, que será formado por cinco grandes nomes do mundo criativo, atribuirá três prêmios aos concorrentes: o de Melhor Filme em RV, o de Grande Prêmio do Júri VR e o de Melhor Criatividade em RV.

A mostra de Veneza foi um dos primeiros festivais do mundo a mostrar interesse por realidade virtual. A criação de um VR Theater no ano passado, a inclusão na programação do evento de uma série de curta-metragens experimentais com a tecnologia e a estreia mundial do primeiro longa em RV, "Jesus", fizeram com que os participantes do Venice Production Bridge quisessem ampliar ainda mais a participação dessa técnica no festival.   

A Bienal de Veneza também lançou no último mês de janeiro a primeira edição da "Biennale College Cinema - Virtual Reality", com o objetivo de selecionar nove times, formados por um cineasta e um produtor, que desenvolverão projetos de realidade virtual de duração entre 10 e 20 minutos e que terão o suporte de especialistas no processo criativo, na produção e até na busca de patrocinadores para a obra.   

Os dois melhores participantes do workshop receberão uma ajuda financeira de 30 mil euros da Sony Corporation e serão apresentados no Festival. (ANSA)

Leia também: Com 3 meses de atraso, Bob Dylan receberá Nobel neste fim de semana

Campo obrigatório