Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exposição mostra história da Guerra do Vietnã

Muitas das imagens que serão apresentadas em Moscou nunca haviam sido publicadas

Exposição mostra história da Guerra do Vietnã
Notícias ao Minuto Brasil

09:46 - 30/03/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Rússia

A maioria das fotos apresentadas na exposição “Vietnã em luta. A Guerra de 1961-1975" nunca tinha sido publicada, comunicou à Sputnik Vietnã o representante da organização de veteranos russos da Guerra do Vietnã Nikolai Kolesnik, que também participou da guerra.

"As fotos para a exposição foram obtidas dos arquivos privados de militares russos veteranos da guerra do Vietnã. O objetivo da exposição é recordar aos jovens a brutal agressão norte-americana ao povo do Vietnã, a coragem do povo vietnamita que defendia sua pátria e a ajuda que o nosso país [da Rússia] lhes prestou nessa luta", comunicou Nikolai Kolesnik à Sputnik Vietnã.

A ajuda técnico-militar da União Soviética desempenhou um papel importante na vitória do povo do Vietnã. A União Soviética enviou 2 mil tanques, 1,7 mil blindados, 7 mil peças de artilharia e morteiros, mais de 700 aviões militares, 158 sistemas de mísseis antiaéreos e cerca de 8 mil mísseis para eles aos defensores do Vietnã.

No período de 1965-1974, mais de 11 mil soldados, oficiais e generais das Forças Armadas soviéticas participaram da guerra do Vietnã. Mais de 2 mil deles receberam condecorações soviéticas, mais de três mil receberam condecorações vietnamitas.

"Eu pertenço à geração do período do pós-guerra. A exposição de Moscou é uma memória muito importante sobre aquela guerra, que provoca orgulho pelo heroísmo dos defensores do Vietnã, pela fraternidade militar dos russos com o povo do Vietnã. As fotos mostradas aos visitantes são documentos históricos preciosos sobre o tempo em que se criou uma base sólida para a atual amizade entre o Vietnã e a Rússia", acrescentou à Sputnik Vietnã Nikolai Kolesnik.

O encarregado de negócios da República do Vietnã na Rússia Lai Ngoc Doan comunicou à Sputnik Vietnã esperar que o Vietnã também realize mais frequentemente exibições deste tipo.

"O convite para a exposição foi para mim um momento de alegria. Vi a confirmação dos sinceros sentimentos dos russos para com o povo do Vietnã e do povo do Vietnã para com os russos. Estou certo que tais exposições ajudam a nossos povos perceber mais um sobre outro […] Espero que no Vietnã sejam realizadas exposições sobre a Rússia e sobre a amizade entre os nossos povos", comunicou Lai Ngoc Doan.

A inauguração da exposição atraiu uma grande quantidade de visitantes, entre os quais estavam veteranos russos desta guerra com seus filhos e alunos de escolas militares russas. (Sputnik)

Leia também: Após 3 meses da morte de George Michael, funeral é realizado

Campo obrigatório