Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livro recria contos de fada e ensina meninas a irem contra estereótipos

Quem resolveu colocar todas essas histórias no papel foram duas italianas: Elena Favilli, de 34 anos, e Francesca Cavallo, de 33

Livro recria contos de fada e ensina meninas a irem contra estereótipos
Notícias ao Minuto Brasil

15:31 - 05/04/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Igualdade

A história de Malala Yousafzai, adolescente paquistanesa vencedora do prêmio Nobel, virou um livro infantil. O "Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes" é o contrário do livro de princesas feito para as meninas. Com ilustrações e uma narrativa cativante, o objetivo da obra é ensinar as garotas a irem contra os estereótipos de gênero para que possam realizar seus sonhos. As informações são do G1.  

Malala, em 2012, levou um tiro do grupo extremista Talebã quando estava defendendo o direito das meninas à educação. Mas não é apenas a história dela que é retratada. Também estão no livro outras mulheres como Manal al-Sharif, ativista que "se atreveu a dirigir" mesmo com a proibição ou a ginasta dos Estados Unidos Simone Biles.  

Quem resolveu colocar todas essas histórias no papel foram duas italianas: Elena Favilli, de 34 anos, e Francesca Cavallo, de 33. Ao conversar com a equipe da BBC, Favilli disse que a ideia surgiu quando elas perceberam que todas as histórias destinadas ao público infantil eram repletas com estereótipos de gênero. 

Os livros infantis não mudaram desde que somos crianças: os homens ainda são os protagonistas, e as mulheres ainda são as princesas", explicou a autora.  

Ela completou: "Se todas as crianças lerem que as princesas têm que esperar serem salvas pelo príncipe, então a mensagem que elas aprendem é que mulheres não são tão valiosas quanto homens, que não somos iguais". 

Leia também: Laerte inspira primeiro documentário nacional da Netflix

Campo obrigatório