Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livraria carioca lança guia sobre riqueza da flora do Jardim Botânico

Livro será lançado nesta quinta (27)

Livraria carioca lança guia sobre riqueza da flora do Jardim Botânico
Notícias ao Minuto Brasil

12:43 - 24/04/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Obra

A Livraria Pereira Passos lança, nesta quinta-feira (27/04), às 17h, o livro "Flores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro", de Cecília Beatriz da Veiga Soares. que reúne informações como o nome popular e científico das espécies, a descrição das plantas, a sua origem e a localização no parque. O evento, que será gratuito, contará com a presença da autora da obra e do responsável pelas imagens do livro, João Quental.

Os oito primeiros a chegar ganharão convite para um passeio no Jardim Botânico, acompanhados por Cecília. Durante o passeio, a autora irá apresentar a floração do mês. Serão distribuídos quatro convites para o mês de maio e outros quatro para junho.

O livro catalogou 334 espécies divididas em quatro seções – arboreto, orquidário, bromeliário e cactário – que revelam a riqueza da flora existente no Jardim Botânico. Espécies como Paubrasília echinata, popularmente conhecida como Pau-brasil, e Portea alatisepala, a famosa Bromélia, fazem parte do guia. A obra é fruto de intensa pesquisa realizada pela autora, que também é paisagista e diretora do Jardim Botânico.

- Em agosto de 1999, iniciei minha caminhada pelo arboreto. Munida apenas de papel e caneta comecei a procurar, observar e anotar todas as plantas floridas, o que continuo fazendo. Hoje, após tantos anos, tenho o desenho do mapa do Jardim Botânico em minha mente - contou Cecília.

As imagens que ilustram o livro foram registradas pela lente do fotógrafo João Quental, que falou sobre a arte do seu ofício:

- Nunca achei que a fotografia fosse um fim em si mesma. Mas também nunca acreditei que fotografar seja apenas uma ferramenta para representar o mundo. O ideal, creio, é juntar as duas coisas.

Localizada no Prédio do Instituto Pereira Passos (IPP), na Rua Gago Coutinho, 52 em Laranjeiras, a livraria é especializada em publicações sobre planejamento urbano, cartografia, estatística, meio ambiente e historia da Cidade do Rio de Janeiro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mensalmente, são realizados eventos de lançamento de livros, com discussões sobre temas diversos, desde a cultura da cidade ao meio ambiente. Com informações do portal da prefeitura do Rio de Janeiro. 

Leia também: Exposição no IMS-RJ mostra Minas Gerais do começo do século XX

Campo obrigatório