Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

17ª Feira Nacional do Livro reúne mais de 260 atividade e 130 autores

A expectativa dos organizadores é atrair para esta edição mais de 200 mil pessoas, durante 8 dias

17ª Feira Nacional do Livro reúne
mais de 260 atividade e 130 autores
Notícias ao Minuto Brasil

07:28 - 15/05/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Feira

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentou a programação oficial da 17ª Feira Nacional do Livro. Participaram do evento escritores, educadores, parceiros de instituições como o SESC, Senai, Senac, universidades, diretoria regional de ensino e entidades locais, além de representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais e o público em geral. Na abertura, Adriana Silva (presidente da Fundação) e Laura Abbad (coordenadora de programação), apresentaram as novidades, objetivos e principais destaques do evento, com interpretação de textos e vídeos interativos sobre autores que vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira, a ser realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, de 4 a 11 de junho.

Leia também: Ancine apoia filmes brasileiros e longas vão a festivais internacionais

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz neste ano o tema "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola". Com objetivos de crescimento e evolução, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura espera que o evento tenha uma projeção ainda maior e que estimule a participação da comunidade regional. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 200 mil participantes durante os 8 dias de evento

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa, o oitavo idioma mais falado no mundo. Entre o naipe dos autores celebrados, o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa. O autor educação escolhido é César Nunes; o autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo e autor local Rosa Maria de Britto Cosenza. Como patrono, a feira indicou o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher.

Neste ano, há uma novidade que também remete à importância da educação na formação do ser humano - a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local. “Esta é a primeira edição da Feira do Livro que homenageamos uma professora. Não só porque nosso tema este ano é a educação, mas porque são os professores, interlocutores primordiais nesta trajetória de difusão da leitura”, explicou Adriana Silva.

Lançamento

Durante a cerimônia, membros da diretoria da Fundação também destacaram os atrativos e o amadurecimento da feira após 17 anos de realização. Representantes dos parceiros, patrocinadores e apoiadores culturais, bem como homenageados também se pronunciaram.

O autor educação César Nunes agradeceu a homenagem e expressou a importância do tema desta edição. Segundo ele, a leitura faz com que a alma avance. “Os livros são textos que nascem de contextos e todo mundo tem um pretexto. Um livro é capaz de libertar e emancipar uma pessoa”. Nunes também destacou a importância da figura do professor para estimular a formação dos leitores. “O professor é o esticador de horizontes”, finalizou. Sobre o contexto da educação no Brasil, ele disse que não basta universalizar o acesso das crianças à educação, mas é preciso que a escola ofereça afeto, arte e humanização. “A escola é herança cultural”.

O educador Chaim Zaher, patrono do evento, manifestou que se sente honrado e feliz com a homenagem recebida e também fez um alerta ao público: “É preciso que cada um de nós incentive a leitura, pois o livro faz parte do nosso DNA, mesmo com a tecnologia ele resiste”. O patrono confessou que prefere ler um jornal impresso e ter o livro nas mãos, mas comentou sobre a importância de se ler os meios eletrônicos que conquistam novos leitores e atraem principalmente a juventude.

O assistente técnico da Edições SESC, Francis Manzoni, também sinalizou a importância dos livros na formação da sociedade e ressaltou a atuação da Edições Sesc atrelada ao papel da instituição como fomentadora de atividades artísticas e educacionais. “Publicar livros é uma das nossas ações mais importantes”, explicou. Manzoni também colocou que o Sesc acredita na cultura como parte essencial no processo educacional e por isso a instituição se associou e resolveu fazer parte da Feira do Livro. “O Sesc vem somar forças para que este projeto tenha continuidade”.

O empresário Luiz Octácio Junqueira Figueiredo, da Alta Mogiana, patrocínio Ouro da feira, falou em nome de todos patrocinadores, apoiadores e parceiros. “Tenho muito prazer de trabalhar com essa equipe em nome da cultura e da educação”. O patrocinador leu para o público o artigo 205 da Constituição Federal, que menciona a educação como direito de todos e dever do Estado e da família, “mas promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. “A educação começa no lar, no berço, passa pela escola, com apoio do Estado, mas sem a iniciativa privada nós não iríamos a lugar nenhum”, concluiu.

Ao final da cerimônia, o prefeito Duarte Nogueira apontou a grandiosidade do evento e falou de seu papel de troca de conhecimentos entre a população. “A Feira Nacional do Livro é motivo de orgulho para a nossa cidade. Ela nasceu nas mãos de pessoas talentosas e permanece com uma trajetória consolidada de 17 anos”. O prefeito ainda avaliou que Ribeirão Preto é uma cidade onde o conhecimento e a cultura estão muito presentes. Para ele, o evento ajuda a manter esta marca. “A feira incentiva a leitura - gravação do pensamento e reflexão de pessoas brilhantes, muitas que já se foram. Se não fosse a literatura, a humanidade ia perder muito de sua história, registros que devem ser preservados”. Em seguida, a plateia assistiu ao espetáculo “Opereta Forrobodó”, do Coral Unaerp.

Caráter Internacional

Neste ano, a Feira Nacional do Livro traz a Conferência Internacional de Educação e Literatura que vai reunir autores do cenário mundial com trabalhos importantes sobre o assunto como Humberto Maturana do Chile, António Nóvoa e José Pacheco de Portugal e por videoconferência, Mauro Maldonato da Itália - com mediação do escritor e crítico literário Manuel da Costa Pinto e César Nunes - autor educação homenageado nesta edição.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, a participação destes autores traz um novo olhar e aprofunda o debate proposto pela Feira do Livro deste ano. “Procuramos convidar renomados autores internacionais que pensam a educação e a literatura como instrumento de transformação. São pensadores e autores que propõem relevantes debates e diferentes propostas acerca do campo educacional”, conta.

Homenageados da 17ª Feira Nacional do Livro

País: Portugal

Portugal ainda guarda uma paisagem bucólica, com castelos e palácios históricos, mosteiros, museus. Quem visita o país chega a ter a sensação que está fazendo uma viagem no tempo. Destino amado por muitos brasileiros, trata-se de uma nação que mescla influências étnicas e culturais que vão dos mouros a tribos germânicas, dos celtas aos romanos.

Denominado como República Portuguesa é um país soberano localizado no sudoeste da Europa. Está situado na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O país possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado como muito elevado e já foi classificado nos últimos 10 anos com um dos melhores lugares no quesito qualidade de vida. Exemplo disso é que tem um dos melhores sistemas de saúde do planeta e é, também, uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo.

É membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (incluindo a Zona Euro e o Espaço Schengen), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Portugal também participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas.

Escritor: Fernando Pessoa

“A minha pátria é a língua portuguesa". A frase, criada através do heterônimo Bernardo Soares, revela o entrosamento e a paixão do escritor português Fernando Pessoa por sua língua mãe. A poesia foi a expressão que mais percorreu nas suas veias, mas além de escritor foi publicitário, astrólogo, crítico literário, inventor, empresário, tradutor, correspondente comercial, filósofo e comentarista político. A vasta obra do autor é muito apreciada e reconhecida pela sua capacidade de criar heterônimos com personalidades diferentes para cada um deles. Os mais estudados e lidos até hoje são Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Bernardo Soares.

O poeta nasceu em 13 de junho de 1888 e faleceu no dia 29 de novembro de 1935, em Lisboa, com apenas 47 anos. O legado da obra de Fernando Pessoa é indiscutível. Poeta modernista foi intitulado como um dos mais universais da Língua Portuguesa. Entre suas obras publicadas estão “Do Livro do Desassossego”, “Ficções do interlúdio: para além do outro oceano”, “Na Floresta do Alheamento”; “O Banqueiro Anarquista”, “O Marinheiro”, “Por ele mesmo”, “Mensagem”, além de centenas de poesias, crônicas. Para ele, mais até que viver, “o necessário é criar”.

Autor Educação: César Nunes

César Nunes um dos mais destacados palestrantes e conferencista sobre o tema educação no Brasil. É licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e coordenador pedagógico em Escolas da educação gundamental e média da região de Campinas (SP). Mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação pela Unicamp é professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, na área de Filosofia da Educação, onde atua desde 1996 e, coordenador geral (líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Escreveu 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É presidente nacional da Abrades (Associação Brasileira Para a Educação Afetiva e Ética Sexual).

Autor Infantojuvenil: Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo é um escritor e ilustrador paulista, nascido em 1949. É autor de muitos livros para crianças e jovens, entre eles “Um homem no sótão”, “A casa do meu avô”, “Trezentos parafusos a menos”, “Livro dos pontos de vista”, “Armazém do Folclore”, “O livro das palavras”, “O sábio ao contrário”, “Contos de espanto e alumbramento”, “O livro de papel”, “O chute que a bola levou”, entre outros. O autor ganhou várias vezes o prêmio Jabuti, o maior prêmio da literatura brasileira.

Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica. É também bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Atua como palestrante e escreve também artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

Autora Local: Rosa Maria de Britto Cosenza

Rosa Maria de Brito Cosenza é escritora e professora de Língua Portuguesa. Sua história sempre esteve ligada aos universos da educação e da literatura. Homenageá-la nesta edição é fruto de uma coerência temática. A autora é membro da UBE (União Brasileira de Escritores), da Academia Ribeirãopretana de Letras, da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas, da Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo), além de fundadora da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e da ALARJ (Academia de Letras e Artes Joaquinense), de São Joaquim da Barra.Sempre amante dos versos, no livro “Dos oito aos oitenta” ela reuniu seus poemas da infância à maturidade, mostrando seu amadurecimento literário. Já o livro “As estratégias de linguagem jurídica” revela sua experiência como advogada e professora de linguagem forense e traz reflexões à luz da Linguística, apresentando as estratégias que diferenciam o uso do vernáculo no mundo jurídico e traz reflexões à luz da Linguística.

Professora: Maris Ester de Souza

Maris Ester é professora, escritora e coordenadora do Projeto: “A Cultura como Herança” na E. E.Jardim Diva Tarlá de Carvalho - projeto que leva alunos ao teatro para assistir recitais, peças teatrais, musicais e danças. Ao homenagear pela primeira vez uma professora, a Fundação do Livro e Leitura reitera a contribuição fundamental do educador na missão de popularizar o livro na vida dos jovens. Maris Ester Souza protagoniza uma história em que a educação é a vencedora. É autora do livro “Nua para o Criador - vestida para a humanidade” e atual presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto. Membro das entidades: Alarp (Associação de Letras e Artes de Ribeirão Preto), UEI (União dos Escritores Independentes de RP, OVJRP (Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto), ALB (Associação de Leitura do Brasil/Sede Araraquara).

Patrono: Chaim Zaher

Presidente do Grupo SEB e maior acionista individual da Estácio, Chaim Zaher é um dos maiores empreendedores do segmento de educação no país. Consolidou o sistema COC de ensino e foi pioneiro na educação à distância no Brasil. Atualmente, seu foco está voltado à educação básica, segmento no qual é líder no mercado nacional reunindo cerca de 45 mil alunos distribuídos em 39 unidades, presentes em oito estados e 16 cidades brasileiras. Como nova etapa de seu eterno pioneirismo e inovação, lançou este ano as Escolas Concept - um novo conceito de escola, que antecipa o futuro da educação brasileira ao consolidar as melhores práticas de aprendizagem dos sistemas educacionais mais incríveis do mundo.

Campo obrigatório