Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

João Batista de Andrade assume Ministério da Cultura

Aos 77 anos, Andrade acumula mais de 50 anos de carreira no cinema

João Batista de Andrade assume 
Ministério da Cultura
Notícias ao Minuto Brasil

14:13 - 24/05/17 por Folhapress

Cultura Interino

Após o pedido de exoneração de Roberto Freire (PPS) na última quinta-feira (18), o secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Batista de Andrade, assume interinamente a pasta.

"Tendo em vista os últimos acontecimentos e a instabilidade política gerada por fatos que envolvem diretamente a Presidência da República, eu, Roberto João Pereira Freire, decido em caráter irrevogável, renunciar ao cargo de Ministro de Estado da Cultura", afirmou Roberto Freire em carta para o presidente da República Michel Temer.

Batista havia sido convidado a substituir Manoel Rangel na presidência da Ancine (Agência Nacional do Cinema) a partir de maio. Entretanto, com o pedido de Freire na última quinta (18), precisa assumir o MinC, de acordo com o previsto no regimento da pasta.

Aos 77 anos, Andrade acumula mais de 50 anos de carreira no cinema. Seu filme mais famoso é "O Homem que Virou Suco" (1980), que trata de um poeta retirante (José Dumont) que chega a São Paulo e se envolve em encrenca na cidade.

Na pasta desde dezembro de 2016, o novo cargo foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22). De acordo com o MinC, não há prazo para que um ministro oficial seja nomeado. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Cinema do IMS-RJ exibe 'A mulher que se foi', de Lav Diaz

Campo obrigatório