Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kleber Mendonça Filho critica Temer em Cannes: 'tem de sair'

Pernambucano é presidente o Júri da Semana da Crítica no festival francês

Kleber Mendonça Filho critica 
Temer em Cannes: 'tem de sair'
Notícias ao Minuto Brasil

19:03 - 25/05/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cinema

Presidente do Júri da Semana da Crítica de Cannes, o pernambucano Kleber Mendonça Filho voltou a criticar o governo de Michel Temer na Riviera Francesa. Um ano depois de usar o tapete vermelho de "Aquarius" para denunciar "golpe político no Brasil", com o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o cineasta engrossou o coro de "Diretas Já" e do afastamento de Temer.

Em entrevista à AFP, Kleber declarou: "Há um ano, tínhamos certeza de que isso ia passar". Um dia após marcha sindical pedindo o afastamento do presidente, o diretor opinou que "agora é mais difícil prever o que irá acontecer porque a situação é muito confusa". Ainda assim, ele reforçou que Temer "deve sim" renunciar. "É como se o pneu de um carro estivesse furado e o motorista não quisesse trocar, e sim continuar dirigindo", aludiu.

+ ‘O cinema brasileiro foi sabotado’, diz Kleber Mendonça Filho

Depois de concorrer à Palma de Ouro com o filme protagonizado por Sonia Braga, o pernambucano está em Cannes coordenando o corpo de cinco jurados incumbido de premiar o melhor entre os sete longas que competirão na Semana da Crítica, e também os curtas da seção. A Semana é reservada para realizadores que estão lançando o primeiro ou segundo filme.

LEIA TAMBÉM: Brasileiro é premiado em Cannes

Campo obrigatório