Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filme clandestino vence mostra em Cannes

"Lerd" é uma crítica ao regime iraniano e mostra professor sendo perseguido

Filme clandestino vence mostra em Cannes
Notícias ao Minuto Brasil

17:48 - 27/05/17 por Folhapress

Cultura Um Certo Olhar

O filme iraniano "Lerd", de Mohammad Rasoulof, foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes. Filmado clandestinamente, "Lerd" é uma crítica ao regime iraniano. A história segue um professor perseguido politicamente por ter feito protestos contra a qualidade da comida de uma fábrica.

A mostra Um Certo Olhar é paralela à competição oficial de Cannes e é destinada a exibir obras com uma linguagem mais experimental. Neste ano o júri foi presidido pela atriz Uma Thurman.

O americano Taylor Sheridan levou o prêmio de direção por "Wind River", violento thriller sobre a morte de uma jovem numa reserva indígena nos Estados Unidos.

Já o mexicano "Las Hijas de Abril", dirigido por Michel Franco, ganhou o prêmio do júri. O longa é um drama familiar cuja premissa é a gravidez de uma adolescente.

O francês Mathieu Almaric ganhou menção honrosa pela direção "Barbara". O prêmio de atuação foi para a italiana Jasmine Trinca, de "Fortunata". A Palma de Ouro, prêmio principal do festival, será entregue na noite de domingo (28).

LEIA TAMBÉM: 'Não existe ameaça ao cinema' diz Polanski em Cannes

Campo obrigatório