Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inovação: fotógrafo usa gota d’água como lente

Por conta da evaporação, uma nova gota precisou ser posicionada a cada 15 minutos

Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 24/06/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Criatividade

O fotógrafo holandês Robin de Puy inovou no seu último projeto e usou o material mais 'puro' que existe para realizar seu trabalho. Ao invés de vidro, plástico e metal para enfocar suas imagens e clicar suas fotos, ele utilizou como lente uma gota de água.

Como mostrou o site Hypeness, o resultado é translucidamente lindo, mas a técnica é um tanto complexa. A gota de água foi colocada sobre uma espécie de prato de vidro, coberto por teflon para que a gota não se espalhasse e se mantivesse arredondada como uma lente. Através de uma delicada corrente elétrica, o formato da gota pôde ser alterado, mudando assim também o “foco” da imagem, de acordo com a intensidade da corrente, e trazendo nitidez à imagem.

Por conta da evaporação, uma nova gota precisou ser posicionada a cada 15 minutos. Um espelho foi utilizado para fazer a luz passar pela “lente” de água e chegar até o sensor de 12mm em uma câmera industrial de 18 megapixel.

A conversão para preto e branco foi realizada por de Puy na pós produção. O projeto foi apropriadamente batizado de “A foto mais pura” e, em parceria com a empresa de água Spa, levou meio ano para ser realizado. Confira!

Campo obrigatório