Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Leo Santana inaugura monumento à Paulo Gracindo

A homenagem contou com a presença de familiares, incluindo o filho e também ator, Gracindo Júnior

Leo Santana inaugura monumento à Paulo Gracindo
Notícias ao Minuto Brasil

11:31 - 14/07/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Alagoas

O artista plástico, Leo Santana, inaugurou nesta sexta-feira (14), mais uma estátua em bronze, desta vez, em homenagem ao ator Paulo Gracindo, na orla da Pajuçara, em Alagoas, Maceió. A inauguração do monumento contou com a presença de familiares do homenageado, incluindo o filho e também ator, Gracindo Júnior.

Esta é a terceira estátua instalada na orla pela prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Em novembro de 2015, foram homenageados o escritor Graciliano Ramos e o lexicógrafo (dicionarista) Aurélio Buarque de Holanda.

As esculturas foram feitas pelo escultor mineiro, que também fez a famosa estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, que está no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O homenageado

Paulo Gracindo nasceu no Rio de Janeiro em 1911 e mudou de endereço ainda criança para morar em Maceió. Foi na capital alagoana que ele teve o primeiro contato com o teatro amador. O ator morou no bairro da Pajuçara, onde a escultura será instalada. Aos 20 anos, após a morte do pai, o político Demócrito Gracindo, Paulo Gracindo voltou a morar no Rio de Janeiro.

O ator deu vida a diversos personagens. Ele interpretou uma das figuras mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira, o prefeito Odorico Paraguaçu, na novela “O Bem Amado”, de Dias Gomes.

O artista

Leo Santana nasceu na cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Ele vive e trabalha em Belo Horizonte e Olinda.

Campo obrigatório