Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

São Paulo recebe mostra 'Loucuras Anunciadas' com gravuras de Goya

Coleção de gravuras que revela o período mais obscuro do artista espanhol entra em cartaz no sábado (29)

São Paulo recebe mostra 'Loucuras 
Anunciadas' com gravuras de Goya
Notícias ao Minuto Brasil

08:00 - 22/07/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Exposição

A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 29 de julho a 24 de setembro, a mostra 'Loucuras Anunciadas', do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). A coleção, também chamada de Disparates, que reúne 20 gravuras, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, a qual adquiriu as pranchas em 1864. O ciclo apresentado em São Paulo é considerado o mais obscuro e complexo da produção de Goya.

O período em que as gravuras foram feitas não é muito preciso; de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya tinha decidido não publicá-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.

As enigmáticas gravuras são as últimas obras gráficas de Goya. Disparates é uma série que revela visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista, crítica aos costumes e ao clero.

Gravuras ampliadas

Segundo a curadora Mariza Bertoli, a exposição contará também com diversas atividades interativas. “Pensei em um espaço que gerasse inquietações e curiosidade. Os participantes estarão vivenciando, de fato, o exercício estético. O estético na arte é o que comove, e a sua finalidade é colocar-nos na obra que está nos nossos olhos; promover um conhecimento sensível”, explica Mariza. “Será uma experiência forte fotografar-se nestes cenários, que são as gravuras aumentadas. Ver-se entre os loucos é inusitado. Valorizar a liberdade de não estar ‘ensacado’. Afinal, no início da mostra, nos perguntamos: pode-se anunciar loucuras?”, completa a curadora.

A mostra contará com duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Uma delas, contará com sacos, tal como na gravura original Os ensacados (Los ensacados), que estará na exposição. A gravura remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez. Goya perdeu a audição aos 46 anos.

Acessórios e vestuários também ficarão à disposição, para que as pessoas possam se caracterizar e fazer suas próprias produções para fotografia. As gravuras ampliadas medem 1,8m X 2,75m. Além disso, estarão disponíveis ainda diversas máscaras e dois espelhos, um côncavo e outro convexo, para que os visitantes se vejam por outras perspectivas.

A mostra encerrou temporada na Caixa Cultural Curitiba, em 2 de julho e, após essa estada em São Paulo, seguirá para a Caixa Cultural Brasília, onde ficará em cartaz de 9 de janeiro a 4 de março.

Serviço

Artes Visuais: Loucuras Anunciadas – Francisco de Goya

Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) de 29 de julho a 24 de setembro

Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h

Abertura: 29 de julho de 2017 (sábado), às 11h

Informações: (11) 3321-4400

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Entrada franca

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Campo obrigatório