Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre o compositor e produtor Sergio Roberto de Oliveira

Músico foi indicado indicado ao Grammy Latino duas vezes e é responsável por alguns dos principais lançamentos eruditos da atualidade

Morre o compositor e produtor Sergio Roberto de Oliveira
Notícias ao Minuto Brasil

10:39 - 19/07/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Óbito

O compositor e produtor carioca Sergio Roberto de Oliveira, morreu nesta quarta-feira (19), aos 46 anos. O diretor da A CASA Discos, gravadora especializada em música erudita contemporânea, lutava contra um câncer no pâncreas.

O velório será no Memorial do Carmo, a partir das 16h de hoje, até a cremação, que será feita na quinta-feira (20), às 13h, no mesmo local.

+ Álbum que Lennon autografou para seu assassino é posto à venda

Duas vezes indicado ao Grammy Latino (2011 na categoria “Melhor Composição Clássica Contemporânea” e 2012 pelo CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas” no qual atuou como produtor e compositor), Sergio Roberto de Oliveira vinha participando decisivamente no cenário musical brasileiro e internacional e continuou produzindo e compondo até o fim da vida.

Sua ópera 'Na Boca do Cão', com interpretação da soprano e atriz Gabriela Geluda e direção de Bruce Gomlevsky, foi sua última obra escrita e segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 30 de julho. Mesmo bastante debilitado, produziu os discos “Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje” – no qual participa com sua música “Paineiras” e que chega ao mercado neste mês de julho - e o CD de estreia do Harmonitango, com lançamento previsto para outubro.

Desde sua primeira indicação ao Grammy Latino, em 2011, Sergio Roberto de Oliveira se dedicou intensamente na difusão de sua obra e da música de concerto carioca. Produziu e lançou inúmeros títulos neste segmento, como os CDs do Quinteto Lorenzo Fernandez, Trio Capitu, os dois do Duo Santoro, Cristiano Alves, Ayran Nicodemo, Ricardo Tacuchian, The Biedermeiers, Duo Bretas-Kevorkian, GNU, Orquestra Sinfônica Nacional, escrevendo obras para a maioria destes.

Publicada nos EUA, Inglaterra e Alemanha, sua música já foi executada em 8 países, tendo sido convidado com frequência para palestras sobre sua obra no Brasil e no exterior. No campo da música para cinema, lançou em 2014 o curta “Ao Mar”, e compôs a trilha para os filmes “Alla Prima” e “A Dívida”, sendo indicado com o último no Festival Internacional de Cinema de Madri na categoria “Melhor Música para filme” e no International Filmmaker Festival of World Cinema de Milão na categoria “Melhor Trilha Sonora”.

Seu grupo de compositores, Prelúdio 21, é um dos mais ativos do mundo e tem tido destaque no cenário da música contemporânea brasileira, atuando há 17 temporadas ininterruptas. Oliveira era ainda membro do grupo de compositores Vox Novus, baseado em Nova York, e da Academia Latina de Artes e Ciência da Gravação.

Campo obrigatório