Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cândido Portinari é celebrado com programação especial em SP

42ª edição da Semana Portinari ocorre na cidade de Brodowski

Cândido Portinari é celebrado com 
programação especial em SP
Notícias ao Minuto Brasil

11:29 - 12/08/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Arte

O Museu Casa de Portinari e a Prefeitura de Brodowski, em São Paulo, promovem, entre 12 e 22 de agosto, a 42ª Semana de Portinari. Realizada anualmente, a agenda especial homenageia o artista plástico Candido Portinari, nascido no município do interior de São Paulo em 1903.

Durante o evento, serão realizadas atividades gratuitas, como exposições, peças de teatro, apresentações de música e dança, além de oficinas culturais, observação astronômica e festival de gastronomia italiana. Os interessados podem conferir detalhes no portal do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Na manhã deste sábado (12), a “Pintura Mural” decorará três pontos da cidade: o Recanto Rebecchi, a Praça dos Maçons e a Secretaria Municipal de Turismo, reforçando a vocação de Brodowski como Cidade Galeria. Será realizada, simultaneamente, a abertura da Exposição Coletiva de Artes Plásticas, em que o visitante tem a oportunidade de conhecer várias técnicas de pinturas, desenhos, esculturas e instalações de artistas de todo o Brasil. Neste ano, pela primeira vez, a mostra terá uma seção de fotografias produzidas por Juliano Jacob e Marília Ribeiro Cardoso.

+ Conceição Evaristo causa comoção e inspiração na Flipelô

Espetáculos

No dia 13, o “Domingo com Arte” ganha ares especiais, ao promover a troca, em tempo real, entre o público e os artistas, na esplanada da Casa de Portinari. À noite, música e dança encantarão os espectadores, com o Coral Municipal de Brodowski e um espetáculo de balé do clássico infantil Peter Pan.

Já o tradicional lançamento do selo comemorativo de 104 anos do município, em parceria com os Correios, ocorrerá na segunda-feira (14), às 19h, seguido pela performance da Auê Escola de Dança. Quarta-feira (16) é dia de teatro infantil com a Cia. Sabe de Luz, às 20h.

A aguardada Piazza Della Nona tem início na quinta-feira (17), às 20h. Nesta edição, serão homenageadas as famílias Fossa, Terra Gullo/Gulo, Martini, Noventa e Jorge. No palco das três noites da festa italiana, passarão músicos considerados “pratas da casa”, além de bandas e intérpretes com trabalhos já conhecidos do público apreciador das canções italianas, como o Grupo Cuore D’Italia e a Banda San Gennaro. No almoço de domingo (20), o chorinho faz a fusão Itália-Brasil ficar mais charmosa e encerra o festival.

Ultramaratona

Em 20 de agosto, o “Desafio da Terra de Portinari” propõe uma ultramaratona com bicicleta, corrida, caminhada e uma versão para crianças, a partir das 5h. No mesmo dia, às 11h, haverá a Cerimônia da Entrega de Prêmios dos concursos literário e esportivo, da Exposição Coletiva e da Pintura Mural.

No dia do aniversário da cidade, em 22 de agosto, o Museu Casa de Portinari convida os moradores para acompanhar um cortejo com a Banda Marcial da Escola Estadual Professor Armando Gaban, de Osasco, com saída da esplanada até a Antiga Estação, onde serão lançados o projeto “Tudo de Cor Para Brodowski” e a abertura da Exposição Temporária “A Estação Brodowski: Patrimônio Histórico”. Na Praça Candido Portinari, haverá a edição das “Oficinas Andantes” e o “Projeto Luar do Sertão”, com observação astronômica para fechar mais uma edição da Semana de Portinari. Com informações da SP Notícias. 

SERVIÇO

42ª Semana de Portinari – 12 a 22 de agosto

Entrada: gratuita

Confira a programação do evento: www.museucasadeportinari.org.br

Campo obrigatório