Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Carta inédita de Paulo Autran a Fernanda Montenegro é revelada

Correspondência emocionada está no longa "Paulo Autran - O Senhor dos Palcos"

Carta inédita de Paulo Autran a Fernanda Montenegro é revelada
Notícias ao Minuto Brasil

10:26 - 14/08/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Documentário

"Meu infarto foi o meu fim como ator". O desabafo foi escrito por Paulo Autran em carta endereçada a Fernanda Montenegro, quatro meses depois de deixar a coxia do Teatro Cultura Artística, em São Paulo, em junho de 2007, com dores no peito. Onze meses depois, aos 85 anos, Paulo Autran não sucumbiria a complicações de um câncer de pulmão.

A carta é um dos pontos altos do documentário "Paulo Autran - O Senhor dos Palcos", de Marco Abujamra, conforme antecipa a colunista Mônica Bergamo. O longa-metragem terá a primeira exibição pública nesta segunda (21), no Festival de Cinema de Gramado.

O artista revelou ainda que não estava contente, mas que vivia bem, graças ao "astral privilegiado" da esposa, Karin Rodrigues." Meus médicos dizem que não vou morrer do câncer, que está controlado e praticamente não é mais visto nas chapas. O especialista do coração me diz que estou ótimo. E eu me pergunto: vou morrer de quê?".

+ Musical de João Falcão para Isadora Melo busca financiamento

"Tive um um estupor, um choque, um desassossego, uma adrenalina, se posso dizer, paralisante, porque se você para, se você encerra sua vida de palco, toda a nossa geração para, todos nós vamos com você", escreveu Fernanda, na carta de resposta, que foi lida pelo autor.

Em rara entrevista concedida ao repórter João Carneiro, a atriz conta que, apesar de não serem "nem amiguinhos nem amigões", ela e Paulo costumavam prestigiar o espetáculo um do outro. Os dois artistas também partilhavam um grande momento da teledramaturgia brasileira: as cenas em que estavam juntos na novela "Guerra dos Sexos", exibida pela Rede Globo em 1983. Fernanda contou que era "como se sempre estivessem juntos em cena".

Na última correspondência dos dois, Fernanda admitiu que chorou com a carta de Paulo. "Pelo passado, pelo presente e (por que não?) pelo futuro. Sei, na pele e também por olhar em volta, que não é fácil atravessar a chamada velhice."

Campo obrigatório