Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Instalação une realidade virtual e animação 3D no Rio

Desenvolvida pela dupla VJ Suave, obra convida o público para a experiência de imersão em uma floresta encantada

Instalação une realidade virtual e animação 3D no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda

A instalação interativa 'O essencial é invisível aos olhos', da dupla VJ Suave, formada por Ygor Marotta e Ceci Soloaga, ocupa a Galeria 1 da Caixa Cultural Rio de Janeiro de 15 de agosto a 15 de outubro de 2017. A inauguração acontece nesta terça-feira (15), às 19h e será aberta ao público.

Na obra, o duo investiga uma nova tecnologia: a realidade virtual, recurso que está ganhando espaço no mundo todo. Misturando animação 3D, programação, áudio espacializado e uma ferramenta de criação de games, os artistas transportam o espectador para o ambiente de uma floresta, onde ele é livre para escolher seus caminhos e ações. Lá ele pode se relacionar com o cenário, pegar objetos, interagir com personagens e também com seu próprio corpo. A cada escolha que faz, o ambiente se relaciona de maneira diferente com ele, resultando em uma jornada única e surpreendente.

A partir da imersão, o público é convidado ao autoconhecimento e à reflexão ao mesmo tempo em que se faz um resgate da sabedoria dos povos indígenas: as medicinas ancestrais, a cura pelas plantas, as trocas de energia e as sutilezas que não se consegue enxergar nem explicar.

+ Netflix revela bastidores de 'Os Defensores'; veja vídeo

“As florestas são espaços energéticos fortes e poderosos. A natureza nos lembra quem somos nós e que somos parte dela. É preciso ampliar a percepção que vai além da vista. Experimentar o ambiente com todos os sentidos, aguçar as sensações, e descobrir as forças que são invisíveis aos olhos” contam os artistas Ygor Marotta e Ceci Soloaga.

Workshop

No na quarta-feira (16), às 19h, Ceci Soloaga realiza o workshop Desenho em realidade virtual. Utilizando a tecnologia de realidade virtual (VR) e programas inovadores como Tilt Brush, os alunos participarão de uma vivência onde poderão desenvolver experiências em técnicas de pintura e desenho 3D. A tela é a própria sala, e a paleta de cores é a imaginação do aluno. O resultado do workshop pode ser compartilhado com outras pessoas e os participantes poderão levar para casa suas pinturas virtuais em imagem e vídeo.

A atividade é voltada para artistas, estudantes de arte ou para interessados acima de 10 anos de idade.

VJ Suave

Ygor Marotta e Ceci Soloaga formam o duo de artistas que trabalha com arte digital, projeção em movimento e animação 2D quadro a quadro projetada na superfície urbana. Com suas obras, VJ Suave propõe um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real. As animações projetadas em movimento fazem a narrativa ganhar vida, onde os personagens correm e voam colorindo os ambientes em um conceito de arte chamado graffiti digital, que mescla tecnologia com street art. As informações são da Caixa Cultural.

Campo obrigatório