Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exposição comemora os 90 anos de Francisco Brennand

Mostra que reúne cerâmicas, pinturas e desenhos abre ao público nesta quarta-feira (16), em Salvador, e terá visitação gratuita até 1º de outubro. Exposição também vai passar por Rio e São Paulo

Exposição comemora os 90 anos de Francisco Brennand
Notícias ao Minuto Brasil

17:16 - 16/08/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Arte

Salvador recebe, a partir desta quarta-feira (16), a exposição 'Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos'. A mostra reúne cerâmicas, pinturas e desenhos criados pelo artista pernambucano no espaço da Caixa Cultural.

A exposição revela parte do universo místico e fantástico criado pelo artista na Oficina Cerâmica Francisco Brennand e no Parque das Esculturas, dois importantes espaços culturais mantidos no Recife (PE), que reúnem mais de duas mil obras de arte. A exposição, que fica em cartaz até 1º de outubro, está aberta à visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Com curadoria e projeto expográfico de Rose Lima, a exposição conta com 27 obras do acervo original do artista, criadas em diversas fases da sua carreira. Seus trabalhos evidenciam temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora, personagens históricos e divindades, permeados por signos da tradição popular do Nordeste, muito valorizados em suas criações.

+ Morre o compositor pernambucano Inaldo Lima Moreira

A mostra estreia em Salvador e segue para os espaços da Caixa Cultural de São Paulo, ainda este ano, e do Rio de Janeiro, em 2018. Além de apresentar ao público a arte de Brennand, a exposição é também uma homenagem em vida ao trabalho de um dos artistas plásticos mais importantes do país na atualidade.

Arte superlativa

Dispostas em quatro alas, as obras em exposição são costuradas por uma linha do tempo que atravessa os 90 anos de vida de Brennand. Peças representativas, que vão desde o começo de sua carreira – a exemplo do quadro Autorretrato aos 19 anos (1947) –, até as mais recentes, como a pintura Toques – da série O Castigo (2013).

Além dos quadros e desenhos, a mostra dá destaque às cerâmicas; obras que o notabilizaram internacionalmente. Entre elas, as cerâmicas vitrificadas La tour de Babel (1975), Antígona (1978) e Pelicano (1988), além da escultura em bronze Árvore da vida (1987), com quase dois metros de altura.

As obras são organizadas cronológica e criativamente, convidando o público a uma viagem centenária, que começa em 1927, no bairro da Várzea, subúrbio do Recife (PE), no local onde hoje está a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

Na ambientação das alas da exposição, a proposta para uma experiência de imersão visual e sonora, remete o público à Oficina onde está a maior parte do acervo de Brennand. Mega painéis fotográficos – reproduções em profundidade de ambientes do local –, são somados à sonorização de cantos gregorianos, som marcante do museu-ateliê em Pernambuco, e, juntos, transportam o público por um passeio sensorial.

A curadora mescla ao trabalho de Brennand fotos de seu arquivo pessoal em que aparece com seus pais, sua esposa e amigos como Abelardo da Hora e Ariano Suassuna. A exposição apresenta ainda conteúdo audiovisual composto pela exibição do filme documentário Francisco Brennand, dirigido por Mariana Brennand Fortes, sobrinha-neta do artista. Em outro espaço, a combinação entre tela e parabólica sonora, uma instalação de áudio, apresentam as suas intervenções artísticas na Bahia.

Mestre dos Sonhos

Há mais de 45 anos em reclusão artística, o pernambucano Francisco Brennand é pintor, ceramista, escultor, desenhista, tapeceiro e ilustrador. Começou na arte em 1942, durante a juventude, ao conhecer o artista plástico Abelardo da Hora. Nesse período, foi contemporâneo de Ariano Suassuna, colega de classe com quem produzia um jornal literário.

Em uma viagem a Paris, em 1948, conheceu as obras em cerâmica de artistas consagrados como: Picasso, Chagall, Matisse, Braque, Gauguin e Miró. Em 1950, de passagem por Barcelona, descobriu a obra de Antoni Gaudí, artista que o influenciou fortemente. De volta ao Brasil, em 1958, passou a se dedicar verdadeiramente à cerâmica, produzindo diversos painéis em cidades brasileiras e nos Estados Unidos.

Em 1971, reformou a antiga fábrica de cerâmica de sua família, antigo Engenho São João, na Várzea, em Recife, transformando na Oficina Cerâmica que, juntamente com o Parque das Esculturas, construído há 17 anos sobre um arrecife natural em frente à Praça do Marco Zero, concentra permanentemente grande parte das obras do artista.

Em 75 anos de trabalho artístico, Brennand soma mais de 90 exposições entre Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Espanha, além de diversas cidades brasileiras. Hoje, aos 90 anos, se dedica exclusivamente à pintura, atividade que iniciou a sua carreira como artista. Com informações do site da Caixa Cultural.

Campo obrigatório