Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasileiro lança livro em Lisboa sobre separações entre povos

Fotojornalista Raphael Lima de Oliveira registra separações unilaterais em um território e suas implicações para os povos

'Sociedade Dividida', o início do projeto - A ideia do projeto surgiu em janeiro 2014, durante viagem à Irlanda do Norte, quando o fotojornalista Raphael Lima de Oliveira leu a pichação 'Our Divide Society' em um muro que separava o bairro de católicos de protestantes.

Notícias ao Minuto Brasil

11:19 - 01/03/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura 'Sociedade Dividida'

No mundo ocidental, em geral, sociedades que são separadas por muros, zonas ou qualquer outro subterfúgio que delimite a liberdade de ir e vir são incomuns e até consideradas incoerentes. Apesar de alguns casos isolados, o fotojornalista brasileiro Raphael Lima de Oliveira esteve em algumas destas áreas, que presenciaram conflitos e resultaram em separações físicas e culturais.

O projeto, que teve como primeiro tema Israel-Palestina, no Oriente Médio, e que resultou no livro 'Sociedade Dividida 1. Terra Santa', surgiu de fato na Irlanda do Norte, durante uma visita a Belfast, capital do país do Reino Unido, que ainda é palco de divisões entre católicos e protestantes.

Nesta quinta-feira (1º), autor vai lançar às 18h30 na Livraria Bar Menina e Moça, em Lisboa (Portugal), a segunda obra da série. Ele viajou mais de 3,3 mil quilômetros pela Península Balcânica, na Europa, para mostrar suas impressões sobre o processo de desintegração da Iugoslávia. 

+ Ataque não muda planos separatistas, diz líder catalão

Três anos após fotografar para a primeira publicação, que mostrou a divisão entre árabes e israelenses, e um ano após visitar o Chipre do Norte e a República do Chipre, onde conseguiu autorização para retratar o abandono do aeroporto de Nicosia, na Buffer Zone, administrada pela ONU e completamente isolada para a população, Raphael seguiu para as ex-repúblicas iugoslavas em busca de histórias que descrevessem o processo de separação do país.

“O livro não é e nem pretende ser um livro de história, mas um relato pessoal sobre o último grande conflito na Europa no século XX”, conta o autor. E completa: “Faço parte de uma geração que cresceu com conflitos televisionados. Primeiro a Guerra do Golfo, logo em seguida a da Bósnia, depois a do Kosovo. A história, diferentemente do que aconteceu com as duas Grandes Guerras Mundiais, tinha movimento, tinha voz, e entrava diariamente na nossa casa”.

Em março e abril deste ano, Raphael viajou por Sérvia, Bósnia, Croácia, Kosovo, Montenegro e Eslovênia.

“Passei pelos principais palcos dos acontecimentos que moldaram o fim da Iugoslávia e que fecharam um ciclo de conflitos na Europa do século XX: Vukovar, Srebrenica, Sarajevo, pequenos vilarejos do Kosovo. Em cada um busquei histórias de pessoas que viveram as tensões de perto”.

Acima, veja belas imagens das três fases do projeto, que já passou por mais de 10 países. 

Campo obrigatório