Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Começa a 18ª Bienal do Livro do Rio

Maior evento literário do país ocupa o pavilhão do Riocentro, a partir desta quinta-feira

Começa a 18ª Bienal do Livro do Rio
Notícias ao Minuto Brasil

13:52 - 31/08/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Literatura

A 18ª Bienal do Livro do Rio transformará o Riocentro, a partir desta quinta-feira (31), na vitrine da literatura mundial até 10 de setembro. Maior evento literário do país, a Bienal alcançou 3,7 milhões de livros vendidos, em 2015, quando ocorreu a 17ª edição.

Um dos espaços mais disputados pelos milhares de visitantes (há dois anos, foram 676 mil) será Arena#SemFiltro – onde estarão os YouTubers que também são autores. A Bienal também se divide em Café Literário, o Encontro com os Autores e o Geek & Quadrinhos. Confira abaixo algumas atrações, listadas pelo G1.

31 de agosto

17h - Trajetórias editoriais - Responsáveis por três das maiores editoras do Brasil - Companhia das Letras, Editora 34 e Zahar - falam sobre como imprimiram as linhas editoriais das respectivas casas.

17h - Espaço Geek & Quadrinhos - Debate entre o quadrinista Carlos Ruas e o escritor Affonso Solano sobre a influência do politicamente correto na criação artística.

01 de setembro

11h - Entrevista com Ziraldo - O autor estará no espaço Encontro com Autores. Ele também lança um novo livro.

02 de setembro

17h30 - Vamos pensar um pouco? - Na Área Encontro com Autores, o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella e o quadrinista Maurício de Sousa discutem a importância do exercício de pensar.

18h - Lima Barreto - A historiadora Lilia Schwarcz fala sobre o lançamento da biografia de Lima Barreto. No Café Literário.

19h30 - A Lava Jato e a democracia brasileira - Também no Café Literário, Fernando Gabeira e Deltan Dellagnol discutem a Operação Lava Jato e a democracia brasileira.

03 de setembro

17h - Bate-papo com Maurício de Sousa - Maurício de Sousa volta à Bienal para falar sobre o lançamento de sua biografia. No Encontro com os Autores.

18h30 - Vestindo a mesma pele - Intelectuais negros falam sobre experiências vividas na sociedade brasileira, onde o preconceito ainda persiste. Martinho da Vila, Muniz Sodré e Maurício Pestana participam. No Café Literário.

04 de setembro

14h - Fórum de Educação - Flávia Oliveira media um debate sobre a educação. No Fórum de Educação.

17h - Música e ideologia - Marcelo Yuka e Tico Santa Cruz falam sobre engajamento político dentro do universo musical. Na Arena Sem Filtro.

05 de setembro

19h - Humor! Ontem, hoje e sempre - Bruno Mazzeo e Lucas Rangel falam sobre o fazer humorístico em diferentes plataformas. Na Arena Sem Filtro.

19h - Bendita panelinha - A chef Rita Lobo conversa sobre sua trajetória literária.

06 de setembro

11h - Assista a este livro - Edney Silvestre fala sobre a importância da TV na facilitação do acesso ás grandes obras literárias. No Café Literário.

17h - Grandes lançamentos - Heloísa Seixas, Joca Reiners Terron e Santiago Nazarian - três dos principais autores da atual literatura brasileira - falam sobre seus lançamentos e como é viver de escrever livros no Brasil. No Café Literário.

19h30 - Literatura e história - Samir Machado e Alberto Mussa falam sobre literatura e história no Café Literário.

07 de setembro

18h - Futuro sustentável - O jornalista André Trigueiro debate sobre o futuro sustentável no Café Literário.

18h - Lobão - O cantor, compositor e escritor vem à Bienal para lançar o livro "Guia politicamente incorreto dos anos 1980 pelo Rock".

08 de setembro

19h30 - 100 anos de samba - O historiador Luiz Antônio Simas promove um debate sobre o centenário da maior criação musical brasileira: o samba. No Café Literário.

09 de setembro

12h - Carl Hart, Ilana Szabó e Casagrande debatem a política de combate ao uso de drogas.

15h - Fabrício Carpinejar, Raphael Montes e Afonso Borges debatem o trabalho do cronista na literatura contemporânea.

17h - Leandro Karnal e Daniel Pinheiro discutem a pós-verdade.

19h30 - Artur Xexéo, Joaquim Ferreira dos Santos e Patrícia Kogut discutem a mídia televisiva e a história de seus grandes personagens.

10 de setembro

16h - A Era do Imprevisto – Míriam Leitão fala sobre a imprevisibilidade do momento histórico no qual vivemos. Às 16h, no Café Literário.

18h30 - 90 anos de Tom Jobim - Ruy Castro fala sobre a obra de um dos nomes mais importantes da Música Popular Brasileira. Às 18h30, no Café Literário.

15h - Literatura de Fantasia no Brasil - Eduardo Sporh, Affonso Solano e André Vianco falam sobre a criação de universos de fantasia dentro da literatura brasileira. Às 15h, no Encontro com Autores.

Serviço

Bienal do Livro do Rio

Quando: de 31 de agosto a 10 de Setembro de 2017

Horário: 31 de agosto: 13h às 22h

7 de setembro (feriado): 10h às 22h

Durante a semana: 9h às 22h

Finais de semana: 10h às 22h

Onde: Riocentro - Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca

Ingressos: R$ 24 (inteira), R$ 12 (meia-entrada)

Campo obrigatório