Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Carlos Moore vai falar sobre etnia e identidade no Recôncavo Baiano

“Reflexos do Passado Ancestral em Nossa Pele” será tema da mesa do autor cubano, que militou com Malcom X

Carlos Moore vai falar sobre etnia e identidade no Recôncavo Baiano
Notícias ao Minuto Brasil

08:41 - 12/09/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Flica 2017

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na Bahia, vai receber um nome reconhecido mundialmente em temas como etnia e identidade. Com um olhar voltado para a africanidade, o autor cubano Carlos Moore já confirmou presença na mesa “Reflexos do Passado Ancestral em Nossa Pele”, que será mediada pelo professor e secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal. A sétima edição acontece entre 5 e 8 de outubro, na cidade histórica do Recôncavo baiano.

Moore é um dos escritores de diversos matizes que vão se reunir para debater e interagir com o público do evento, que tem acesso gratuito a toda a programação. Além dos debates literários, estão previstos lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus, sob curadoria de Tom Correia. A festa, idealizada por Emmanuel Mirdad,  coordenador geral da Flica, costuma atrair pelo menos 20 mil pessoas em cada edição.

Após conflito sobre questão racial com o regime marxista do seu país, o convidado cubano foi exilado político na França por 16 anos, onde atuou como jornalista da agência France-Presse e foi doutor em Ciências Humanas (2003) e em Etnologia (1979), pela Universidade de Paris-7. Autor premiado e professor de universidades no Caribe e nos Estados Unidos. Moore é militante fundador da Negritude e traz no histórico o seu envolvimento com Malcolm X (o líder afro-americano assassinado em 1965). Desde 2000 o escritor reside no Brasil.Serviço

Flica 2017 - Festa Literária Internacional de Cachoeira

Quando: 5 a 8 de Outubro

Onde: Cachoeira/BaMais: Visitas guiadas a galerias antecipam a ArtRio

Campo obrigatório