Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Peça com trans em papel de Jesus terá sessão em SP e debate com elenco

Espetáculo teve posteriormente sessões em São José do Rio Preto e Santo André

Peça com trans em papel de Jesus terá sessão em SP e debate com elenco
Notícias ao Minuto Brasil

14:07 - 20/09/17 por Folhapress

Cultura Teatro

A peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", cuja sessão no Sesc Jundiaí na última sexta (15) foi cancelada por decisão judicial, terá apresentações nos dias 27 e 28 de setembro no Sesc Santo Amaro, em São Paulo.

No dia 29, haverá ainda um bate-papo com as atrizes das versões brasileira (Renata Carvalho) e uruguaia (Fabiana Fine) da peça e com Natalia Mallo, que dirige a montagem nacional. A programação integra o projeto "GenerosidadeS" (com trabalhos sobre diversidade).

A peça recria a história de Jesus como uma transexual. Autora do monólogo, a trans inglesa Jo Clifford escreveu a peça como forma de lidar com sua religião quando decidiu mudar de sexo em 2006, aos 56 anos. O espetáculo estreou no Filo - Festival Internacional de Londrina, em agosto de 2016, e teve sessões no Sesc Pinheiros em outubro.

+ Ministro da Cultura diz que vetos artísticos podem levar 'às trevas'

A atriz e travesti santista Renata Carvalho (foto), que interpreta Jesus Cristo na peça, diz que recebeu a liminar em Jundiaí uma hora e meia antes do início da apresentação da peça. Em sua justificativa, o juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, da 1ª Vara Cível da cidade, considerou o espetáculo de "mau gosto" e entendeu que figuras religiosas não podem ser "expostas ao ridículo". O Sesc recorreu da decisão.

O espetáculo teve posteriormente sessões em São José do Rio Preto e Santo André. Segundo Renata, depois da polêmica, o público cresceu.

Também houve um pedido para cancelar apresentações do espetáculo no festival Porto Alegre em Cena, nesta quinta (21). Mas a demanda foi negada pelo juiz José Antônio Coitinho, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre.

Em sua justificativa, o magistrado afirmou: "E, sem citar um único artigo de lei, vamos garantir a liberdade de expressão dos homens, das mulheres, da dramaturga transgênero e da travesti atriz, pelo mais simples e verdadeiro motivo: porque somos todos iguais".

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS, RAINHA DO CÉU

QUANDO qua. (27) e qui. (28), às 21h

ONDE Sesc Santo Amaro - teatro, r. Amador Bueno, 505, tel. (11) 5541-4000

QUANTO R$ 6 a R$ 20CLASSIFICAÇÃO 16 anos

DIVERSIDADE NA DIVERSIDADE: AS DIFERENÇAS ENTRE AS TRÊS JESUS RAINHAS

Bate-papo com Renata Carvalho, Fabiana Fine e Natalia Mallo

QUANDO sex. (29), às 15h

ONDE Sesc Santo Amaro - espaço das artes, r. Amador Bueno, 505, tel. (11) 5541-4000

QUANTO grátis

CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Com informações da Folhapress

Campo obrigatório