Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bob Wolfenson lança livro de fotos e avisa: 'O que importa não mudou'

"Bob" será apresentado na Semana de Design do Rio, neste dia 29

Bob Wolfenson lança livro de fotos e avisa: 'O que importa não mudou'
Notícias ao Minuto Brasil

18:24 - 20/09/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Novidade

Um 3x 4 de Chico Buarque; Pelé com o pai e o filho; uma jovem Rita Lee com o cachorro; o nu de Cleo Pires, um close em Fernanda Montenegro são algumas das fotografias de Bob Wolfenson que valem mais do que palavras podem descrevê-las. Com mais de 35 anos de carreira, o paulistano está lançando um novo livro, intitulado "Bob". O lançamento será na Semana de Design do Rio, neste dia 29. "Faz parte da série 'Fotógrafo Viajante', são 58 imagens de mulheres. Algumas do meu círculo íntimo, outras famosas".

Para Wolfenson, na fotografia o que mais conta é o momento. "Por mais construída que seja a imagem é o instante que conta", declarou em entrevista à coluna Gente Boa. E o que atesta a qualidade da imagem é o tempo. "Como dizia Francis Bacon, uma coisa só é boa quando passa muitos anos e ela ainda é considerada boa".

+ Preparação RiR: turnê do Red Hot Chili Peppers mistura novo e antigo

O profissional de 63 anos também não defende a nostalgia em se tratando de processo fotográfico. "Houve uma revolução, mas o que importa na fotografia não mudou. Se a foto toca o outro, se é transformadora, alcança o seu objetivo, independentemente de ser digital, analógica, de estar no papel ou no celular. O que mudou foi o ritual. Antes havia um mistério no resultado final. Agora, você pode ver a imagem imediatamente. Eu aderi ao digital. Não sou nostálgico, acho que melhorou".

Sobre o momento atual, em que todo mundo tem uma câmera nas mãos, Wolfenson é menos transigente: "Todo mundo fotografa, poucos são fotógrafos. O lugar do artista, que tem algo a dizer, está guardado". 

Campo obrigatório