Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2017
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 17º

Edição

Festival Ilhabela in Jazz começa nesta quarta com 12 shows gratuitos

Para comemorar os cinco anos de festival, a organização convocou músicos que participaram de edições anteriores para formar uma super banda

Festival Ilhabela in Jazz começa nesta quarta com 12 shows gratuitos
Notícias ao Minuto Brasil

16:07 - 11/10/17 por Folhapress

Cultura Line up

THALES DE MENEZES - A quinta edição do festival Ilhabela in Jazz começa nesta quarta (11) com uma série de 12 shows gratuitos na praça Coronel Julião, um dos simpáticos pontos à beira-mar da cidade do litoral norte de São Paulo. A noite de sábado (14), que encerra o evento, tem atração especial.

+ Autobiografia de Goethe lança luzes sobre o escritor

Para comemorar os cinco anos de festival, a organização convocou músicos que participaram de edições anteriores para formar uma super banda. O show, que ganhou o nome de Ilhabela in Jam, contempla várias vertentes de uma música brasileira mais sofisticada e atraente.

A escalação: Mônica Salmaso (vocal), Ricardo Herz (violino), Eduardo Neves (saxofone e flauta), Toninho Ferragutti (acordeão), Edu Ribeiro (bateria), Bruno Migotto (contrabaixo), André Marques (piano) e Teco Cardoso (saxofone).

Antes desse encontro de feras, a programação terá sempre três shows por noite, às 20h, 21h30 e 23h. Logo no primeiro dia, uma atração de peso: o americano Dr. Lonnie Smith, lenda do órgão Hammond B-3. Ele deve mostrar no show músicas de seu disco mais recente, "Evolution".

Smith tocará às 21h30. Antes dele, o festival tem sua abertura com o encontro de duas grandes bandas. A Julliard Big Band, com alunos da Julliard, renomada escola de Nova York, se junta à Big Band Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo). Os jovens americanos vão se enturmar com um repertório que terá Pixinguinha, Johnny Alf, Nelson Ayres e Milton Nascimento, entre outros.

Ainda na primeira noite, o violonista gaúcho Yamandu Costa exibe seu virtuosismo ao lado do grupo curitibano Jazz Cigano, quinteto que toca o estilo jazz manouche, consagrado na França na década de 1930 pelo genial Django Reinhardt.

Na quinta (12), a pianista paulistana e compositora Louise Woolley se apresenta com seu quinteto. O pianista francês Philippe Baden Powell, filho do compositor e violonista brasileiro Baden Powell, toca com o grupo instrumental Ludere.

No fim da noite, Carlos Malta e Pife Muderno devem fazer show dançante recriando o repertório das bandas de pífaro.

Na sexta (13), Amilton Godoy Trio (ex-integrante do Zimbo Trio), vai retomar um jazz com influência de bossa nova com o baterista Edu Ribeiro e o baixista Sidiel Vieira. Em seguida, a atração internacional Uri Caine Trio, liderado pelo excepcional pianista americano. Para fechar, o grupo de percussão corporal Barbatuques, celebrando 20 anos de carreira internacional.

No último dia, sábado (14), abertura com grupo instrumental brasileiro Trio Ciclos. Antes do Ilhabela in Jam, um encontro de lendas brasileiras: o contrabaixista Arismar do Espírito Santo e o pianista João Donato. Apenas essa dupla de amigos já vale um passeio até Ilhabela.

O LINE-UP DO FESTIVALQUARTA (11)

20h - Emesp + Juilliard Big Band

21h30 - Dr. Lonnie Smith

23h - Yamandu Costa & Jazz CiganoQUINTA (12)

20h - Louise Wooley Quinteto

21h30 - Ludere + Philippe Baden Powell

23h - Carlos Mata + Pife MudernoSEXTA (13)

20h - Amilton Godoy Trio

21h30 - Uri Caine Trio

23h - Barbatuques

SÁBADO (14)

20h - Trio Ciclos

21h30 - Arismar do Espírito Santo + João Donato

23h - Ilhabela in Jam

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório