Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Razão para Recomeçar' parece comercial triste de margarina

Introdução da trama acontece numa velocidade tão acelerada, que não dá tempo de se envolver de fato com o 'romance perfeitinho'

'Razão para Recomeçar' parece comercial triste de margarina
Notícias ao Minuto Brasil

19:30 - 19/10/17 por MARINA GALEANO, para Folhapress

Cultura Crítica

MARINA GALEANO - Um comercial de margarina interrompido por um drama familiar. A grosso modo, esse é o resumo da vida de Ben Morton (Jonathan Patrick Moore) e Ava Kennedy (Erin Bethea) em "Uma Razão para Recomeçar".

+ Comédia com Reese Whiterspoon é esperta, apesar de clichês

Amigos desde a infância, os dois se descobrem alma-gêmeas ainda na adolescência e, apesar das turbulências no período do namoro à distância, trocam juras de amor eterno na fase adulta.

Eis a primeira derrapada do longa-metragem dirigido por Drew Waters. A introdução da trama acontece numa velocidade tão acelerada, que não dá tempo de se envolver de fato com o romance perfeitinho experimentado por Ben e Ava.

A falta de química entre os atores principais também não ajuda. Não há espontaneidade nos diálogos ou nos gestos -sempre mecânicos e contidos. Ninguém parece muito à vontade em seu respectivo papel.

Os personagens coadjuvantes tampouco acrescentam. Na pele de Charles, o veterano Bill Cobbs surge do além para virar o conselheiro do mocinho da história com um festival de frases prontas. A presença de Monique Marceau (interpretada por Kelsey Formost), amiga de Ava, só é notada por causa de um grotesco sotaque francês.

Diante dos tropeços, fica difícil abraçar a proposta despretensiosa do filme: trazer um relato sincero e convincente sobre o cotidiano de um casal apaixonado que enfrenta os mesmos perrengues que qualquer outro. Desgaste devido ao excesso de trabalho, dificuldade para engravidar, uma grave doença etc.

Falando em doença, não é preciso grandes esforços para adivinhar aonde o roteiro vai desembocar. A harmonia conjugal inabalável de Ben e Ava denuncia que algo bastante sério está prestes a ocorrer. É tudo muito óbvio.

Como o filme inteiro, aliás. Sem um enredo maior, a narrativa se apoia em clichês do início ao fim. Alguns funcionam, alguns não servem de nada -exceto para reforçar a mensagem (clichê) de superação embutida na trama. A fotografia segue linha semelhante e não sai do arroz com feijão.

Amarrado à superfície, o romance assinado por Waters é mais água do que açúcar -inodoro, insípido e incolor. Apenas uma história de amor bonitinha como tantas outras, porém conduzida por personagens inexpressivos e pouco cativantes.

Embora recheado de boas intenções, a verdade é que "Uma Razão para Recomeçar" não consegue dar ao espectador uma razão forte o suficiente para valer a ida ao cinema. Com informações da Folhapress.

UMA RAZÃO PARA RECOMEÇAR (ruim)(New Life)

DIREÇÃO Drew Waters

ELENCO Jonathan Patrick Moore, Erin Bethea e Terry OQuinn

PRODUÇÃO EUA, 2016, 10 anos

QUANDO estreia nesta quinta (19)

AVALIAÇÃO ruim

Campo obrigatório