Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Facebook censura post de exposição que celebra iPhan

Rede social exclui imagem da peça "Ensacamento", de 1979

Facebook censura post de exposição que celebra iPhan
Notícias ao Minuto Brasil

11:16 - 21/10/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Arte

O Facebook - que já retirou do ar, por exemplo, postagem com a tela "Amor Vincit Omnia", de Caravaggio, pintada em 1602 - censurou outra obra de arte. Desta vez, uma peça da exposição "A construção do patrimônio".

Sob curadoria de Luiz Fernando de Almeida, a exposição aprensenta 150 obras entre documentos raros, quadros e esculturas, divididos em 12 ambientes. Uma delas é "Ensacamento" que, segundo a denúcia da própria equipe da mostra ao colunista Ancelmo Gois, foi excluída.

+ Masp justifica mostra proibida para menores de 18 anos; leia nota

"Ensacamento" é uma ação de 1979 do coletivo 3Nós3, de Mario Ramiro, Hudinilson Jr. e Rafael França. Os três ensacaram diversas esculturas em São Paulo, entre elas, a retratada na imagem censurada.

A mostra, nas palavras do iPhan, desenha "um panorama de importantes momentos da história das políticas públicas de preservação no Brasil". A exposição "A construção do patrimônio" estará em cartaz na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, de 25 de outubro a 22 de dezembro.

Segundo a política de privacidade, o Facebook bloqueia "fotografias de pessoas que mostrem os genitais ou que foquem em nádegas completamente expostas".

Campo obrigatório