Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SP recebe 2ª edição do Art Weekend, com oficinas e visitas guiadas

Iniciativa da Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT ocorre nos dias 11 e 12 de novembro

SP recebe 2ª edição do Art Weekend, com oficinas e visitas guiadas
Notícias ao Minuto Brasil

13:55 - 29/10/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda

Abertura de exposições, visitas guiadas, conversas com artistas e curadores, oficinas, palestras e coquetéis. A programação da 2ª edição do Art Weekend São Paulo traz diversos eventos que prometem movimentar a cena cultural da capital paulista no fim de semana dos dias 11 e 12 de novembro. Organizado pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT, o evento contará com uma programação exclusiva, pensada por 54 galerias brasileiras de arte que estenderão seu horário de funcionamento, permitindo ao público ainda o acesso às exposições em cartaz em seus espaços.

A participação de galerias de fora da cidade é a grande novidade desta edição. Vários espaços paulistanos oferecerão parte de suas instalações a galerias parceiras. Fortes D'Aloia & Gabriel, por exemplo, acolherá A Gentil Carioca, do Rio de Janeiro. Já a Galeria Raquel Arnaud dividirá seu espaço com a curitibana Ybakatu. A jovem Blau Projects recebe outra jovem, a carioca Portas Vilaseca. A iniciativa foi pensada justamente para tornar a experiência mais proveitosa e diversificada para o público, além de incentivar o intercâmbio entre as galerias, instigando assim uma ocupação mais efetiva e plural desses espaços pela cidade.

+ Gilberto Gil revela leituras da infância no Dia Nacional do Livro

"O Art Weekend São Paulo foi criado com alguns objetivos e o primeiro deles seria o de ampliar o público das galerias de arte da cidade para além dos frequentadores usuais. Entendemos que o evento é um incentivo para que as pessoas visitem esses espaços e tenham contato com as obras, os artistas e toda uma programação especial de qualidade pensada para a ocasião. Inclusive porque facilitar o acesso do público à arte e à cultura passa pela missão da ABACT", afirma Luciana Brito, presidente da associação.

No sábado, o evento ocorre das 11h às 20h; no domingo, das 12h às 18h. Entre os destaques do primeiro dia estão uma conversa com o professor e crítico de arte Guilherme Wisnik e com a artista Lúcia Koch na Galeria Nara Roesler; uma visita guiada com o artista Kilian Glasner, na Galeria Lume; e um bate-papo entre os artistas Carlos Nunes, Ding Musa e Hugo Mendes, mediado pelo jornalista Ricardo Sardenberg, na Galeria Raquel Arnaud.

No segundo dia, a Galeria Nara Roesler promove uma oficina para pais e filhos tomando como ponto de partida a obra de Abraham Palatnik; Luciana Brito Galeria traz uma visita guiada com os artistas Caio Reisewitz e Tiago Tebet. Já a Galeria Leme, que recebe a carioca Luciana Caravello Arte Contemporânea, promove uma visita guiada com Jaime Lauriano e uma conversa com Igor Vidor.

Serão ao todo 41 pontos de visitação, organizados em quatro circuitos: Vila Madalena/Pinheiros, Jardins, Itaim/Vila Nova Conceição/Morumbi e Centro e arredores. O Art Weekend é gratuito. Mais informações no site.

Campo obrigatório