Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Iñárritu receberá Oscar especial por obra sobre imigrantes

Cineasta criou realidade virtual que refaz caminho do México aos Estados Unidos

Iñárritu receberá Oscar especial por obra sobre imigrantes
Notícias ao Minuto Brasil

20:18 - 29/10/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cinema

Alejandro González Iñárritu receberá o quinto Oscar da carreira no próximo dia 11. O mexicano - agraciado com estatuetas de direção por "O Regresso", em 2016, e direção, roteiro e melhor filme por "Birdman (A inesperada virtude da ignorância)", em 2015 - será premiado com uma versão especial do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos por "Carne y Arena" ("Carne e Areia", em tradução livre).

A obra é uma instalação em realidade virtual e será uma das celebrada no Governors Awards, em Hollywood. Além do cineasta, o responsável pela fotografia da peça, Emmanuel Lubezki, também levará o Oscar especial para casa.

+ Releitura de Salvador Dalí para 'A Divina Comédia' chega a Brasília

Os dois recriaram, com a instalação, o caminho que centro-americanos percorrem do México para chegar aos Estados Unidos. Conforme a Academia, "Carne y Arena" é uma "experiência narrativa visionária e poderosa".

A peça está em exibição no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), com ingressos esgotados até 2018, além de na Fondazione Prada, em Milão, e no Centro Cultural Universitário Tlatelolco, no México.

"A arte multimídia e a experiência cinematográfica de González Iñárritu é profundamente emocional e nos submerge fisicamente no mundo dos emigrantes que cruzam o deserto do sudoeste americano ao amanhecer", declarou o presidente da Academia, John Bailey, segundo o G1.

Campo obrigatório