Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Australiano pinta beijo entre Trump e Netanyahu em muro da Cisjordânia

"O muro é uma mensagem em si", defende Lushsux, sobre obra pintada em barreira de segurança

Australiano pinta beijo entre Trump e Netanyahu em muro da Cisjordânia
Notícias ao Minuto Brasil

16:03 - 30/10/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Arte

O artista Lushsux pintou um mural politicamente ousado na Cisjordânia ocupada. Sobre a parede de parte da barreira de segurança de Israel em torno da cidade de Belém, o australiano pintou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhando um beijo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Próximo a Netanyahu, a frase: "Obrigada pelo muro, minha abrobrinha Trump". "Seu país e você sempre terão prioridade", responde o presidente norte-americano.

O beijo virou cartão-postal neste domingo (29). Conforme o Sputnik, Lushsux disse, em entrevista à Reuters, que, ao criar a obra, queria chamar a atenção para os palestinos estarem detidos em "uma prisão interna".

+ Série inspirada em drama de J.K. Rowling renovada para 3º ano

A pintura tem semelhanças impressionantes com o famoso trabalho no muro de Berlim pelo artista russo Andrey Vrubel, que representou o beijo fraterno do líder soviético Leonid Brezhnev e seu homólogo alemão oriental Erich Honecker.

Não é a primeira vez que o australiano pinta Trump. Em outra mural, o presidente beija uma torre de vigilância israelense. Noutro, Trump está com uma das mãos sobre a barreira e meditando: "Eu vou construir um irmão", referindo seu plano de erguer um muro na fronteira com o México.

"O muro é uma mensagem em si", disse o artista. "Eu não preciso escrever 'Palestina livre' ou algo assim, algo realmente direto […] que as pessoas vão ignorar", opinou na entrevista.

Campo obrigatório