Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filme sobre ditadura de Pinochet vence prêmio da Mostra de SP

Documentário chileno conta história da própria cineasta, que descobre que a tia integrou polícia secreta do ditador

Filme sobre ditadura de Pinochet vence prêmio da Mostra de SP
Notícias ao Minuto Brasil

09:14 - 02/11/17 por Folhapress

Cultura Festival

O documentário chileno "O Pacto de Adriana", de Lissette Orozco, foi o vencedor do prêmio do júri da 41ª Mostra de Cinema de São Paulo, na noite desta quarta-feira (1º).

No filme, a diretora enfrenta a tia, Adriana, que ela descobre ter integrado a polícia secreta de Pinochet durante a ditadura militar no país.

Já o Prêmio Petrobras, voltado a produções brasileiras, foi para "Aos Teus Olhos", de Carolina Jabor, como melhor ficção, e "Em Nome da América", de Fernando Weller, como melhor documentário.

O primeiro trata do linchamento virtual de um professor (Daniel de Oliveira), acusado de beijar um menino. Já o segundo reconta a trajetória de voluntários americanos no Nordeste nos anos 1960.

+ Feira do Livro de Porto Alegre celebra países nórdicos

Os prêmios do público foram divididos entre quatro títulos. O melhor longa de ficção internacional foi "Com Amor, Van Gogh", que aplica tinta a óleo sobre frames para recontar a morte do pintor.

Como melhor documentário estrangeiro, o público elegeu "Visages, Villages", de Agnès Varda, filme em que ela circula com o muralista JR e conversa com pessoas anônimas no interior da França.

"Legalize Já", cinebiografia sobre a fundação da banda Planet Hemp, venceu como melhor ficção nacional. E entre os documentários, os espectadores elegeram "Tudo É Projeto", sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório