Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Peça inspirada em cartas de amor de Carmen Miranda estreia em SP

Com direção de Isabel Teixeira, espetáculo “Lovlovlov” oferece ao público a possibilidade de ver a montagem de duas maneiras diferentes

Peça inspirada em cartas de amor de Carmen Miranda estreia em SP
Notícias ao Minuto Brasil

18:52 - 07/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Espetáculo

A Caixa Cultural São Paulo apresenta, a partir desta quinta-feira (9), o espetáculo Lovlovlov, inspirado em cartas de amor de Carmen Miranda, mas montado em Lado A e Lado B, que ficam à escolha do público à entrada do teatro, ainda do lado de fora da sala. A peça, que segundo os autores “é dividida em cinco choques”, fica em cartaz até domingo (19), sempre às 19h15, com entrada franca.

Quando entra na sala, o espectador vê uma cabine/vitrine, batizada de Museu de Cera dos Carnes, espaço bipartido onde os atores Diego Marchioro e Fernando de Proença vivem Carne 1 e Carne 2. Apesar de se inspirar em cartas de amor de Carmen Miranda e fazer diversas referências a elementos que fazem parte do universo da cantora, o público não verá uma montagem sobre a brasileira que conquistou os EUA. Lovlovlov é uma peça sobre amor e terror.

Os atores falam o mesmo texto simultaneamente, cada um à sua maneira, enquanto Edith de Camargo executa a trilha sonora ao vivo – com algumas canções compostas por Ná Ozzetti, com guitarras de Kiko Dinucci, que foram especialmente criadas para a montagem.

A peça, criada em abril de 2016, estreou em Curitiba, participou do FIT (Festival Internacional de Teatro São José do Rio Preto) e do Festival de Curitiba (2017), sendo apontada como um dos três destaques curitibanos do Festival.

Lovlovlov conta, ainda, com vozes em off de Alice Ruiz, Christiane de Macedo, Claudete Pereira Jorge, Danilo Grangheia, Georgette Fadel, Joana Louçã, Martina Gallarza, Simone Spoladore e Zélia Duncan.

+ Masp volta atrás e permite entrada de menores de 18 anos em mostra

Amor puro

A ideia do espetáculo surgiu quando os atores Fernando e Diego leram o livro Carmen – Uma biografia, de Ruy Castro, e viram cartas que a artista escreveu para um aviador brasileiro que conheceu em uma festa na sua casa em Hollywood. “As cartas foram escritas no diminutivo e com alternância de primeira e segunda pessoa, com um tom completamente apaixonado que, junto com o estudo da vida e obra da artista, contribui para descobrir outras facetas de Carmen Miranda”, explica Fernando.

Com esse material, surgiu o convite para Isabel Teixeira, que foi para Curitiba. Em parceria com a dupla, ela construiu a dramaturgia do espetáculo inspirado não só na correspondência de Carmen, como também em sua vida e obra e em experiências pessoais dos artistas. O texto da peça, bem como o sincronismo dos atores, é algo essencial para o sucesso da montagem. “Partimos de uma mesma partitura, eu e o Diego não nos encontramos em cena. Precisamos estar muito atentos um ao outro, dependemos muito da escuta. O que nos une é o texto e as diversas sonoridades promovidas por ele” conta Fernando.

Na peça, que usa Carmen Miranda como um pretexto para falar de amor, o público assume o papel de vouyer, vendo aquelas duas figuras se revelarem e abrirem sua intimidade, se desintegrando a olhos nus e passando por três fases do amor: o encantamento inicial, as cobranças e o término. As duas figuras em cena sofrem por um amor não correspondido e transitam por diversas paisagens e patologias da paixão, fazendo o público refletir: ainda há o fio do amor na confinação a que nos reduz o mundo atual? Ainda é possível sentir por conta própria? Manipulados, esquecidos, explorados, expostos, os Carnes esperam uma resposta. Com informações do site da Caixa Cultural.

Serviço

Espetáculo Lovlovlov, peça única dividida em cinco choques

CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro), de 9 a 19 de novembro, às 19h15

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos

Entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação)

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Campo obrigatório