Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gilberto Gil cria ópera sobre amor de Krishna e Radha

Obra é inspirada em sonho do artista Hare Krishna Rogério Duarte

Gilberto Gil cria ópera sobre amor de Krishna e Radha
Notícias ao Minuto Brasil

22:16 - 13/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Inusitado

Krishna é Deus para os hindus. E Radha é a forma feminina dele. O amor dos dois, considerado o mais puro e supremo, segundo escrituras sagradas da Índia, será celebrado por Gilberto Gil. O cantor e compositor baiano se inspirou em um amigo de longa data, o designer, ilustrador, músico, escritor Rogério Duarte, falecido no ano passado, para compor a "Ópera Negro Amor". A peça teve algumas canções apresentadas em Londres, durante show de Gil no Barbican, na última semana.

Sonho antigo de Duarte era transformar o poema clássico "Gitagovinda", traduzido do hindi para o português pelo próprio artista, em músicas. O Hare Krishna chegou a conversar com Caetano Veloso e com Gil sobre o projeto.

+ ‘Justiceiro’: produção da Netflix com a Marvel expõe 'nervo' dos EUA

Conforme a BBC, depois de ouvir o arranjos do maestro italiano Aldo Brizzi para os poemas, veio a ideia da ópera. Levado a cabo por Gil e Brizzi, o projeto terá participação ainda de Arnaldo Antunes e da portuguesa Ana Moura, com quem Gil encontrou durante breve passagem pela capital portuguesa, para ensaios. A previsão de estreia é 2018, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com participação de 70 músicos.

Campo obrigatório