Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atriz é acusada de 'embranquecer' Maria Carolina de Jesus no teatro

Escritora é interpretada por Andréia Ribeiro, que tem pele clara; artista afirma que queria fazer homenagem

Atriz é acusada de 'embranquecer' Maria Carolina de Jesus no teatro
Notícias ao Minuto Brasil

21:57 - 14/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Denúncia

A atriz que interpreta a escritora negra Carolina Maria de Jesus em espetáculo que estreou no último dia 9 no Rio de Janeiro foi criticada por ter pele clara em uma série de publicações que viralizaram nesta terça-feira (14) nas redes sociais. As publicações mostravam comparação entre a foto da autora de 'Quarto de Despejo' e a atriz Andréia Ribeiro.

"Será que não tem alguma coisa errada? Será que daqui uns anos Pelé vai ser interpretado por brancos na telona, assim como nas novelas do Egito e tantas outras representatividades negras que foram embranquecidas?", questiona trecho do texto escrito por Neemias Silva Nascimento, cujo post superou 2,6 mil curtidas e 1,6 mil compartilhamentos. Nomes de expressão do ativismo negro, como a arquiteta Stephanie Ribeiro, compartilharam a publicação.

+ Grupo de Silvio Santos faz obras em área vizinha ao Teatro Oficina

Em resposta, Andréia Ribeiro afirmou que fazer o espetáculo era um "sonho antigo" que levou quatro anos de pesquisa para ser realizado. Ela relembra ter encenado a peça em outras temporadas (foto abaixo), com autorização da família da escritora.

Notícias ao Minuto

"O teatro é lúdico. Nele, um ator jovem pode interpretar um velho, um homem pode fazer uma criança, uma mulher pode encarnar um homem, uma árvore... Sabiam que tem um ator, um homem, que interpreta Carolina há 15 anos? Enfim, essa convenção libertária maravilhosa é o que diferencia o teatro de outros veículos e permite, por exemplo, que o Nós do Morro apresente Romeu e Julieta de Sheakespeare em Londres e que Milton Gonçalves viva o pai da judia Anne Frank. Diferente do cinema e da televisão, que têm um apelo naturalista e são mercados com altos investimentos e concessões públicas. Estamos homenageando Carolina e torcemos para que todos leiam sua obra, divulguem e debatam", escreveu Andréia, em sua página no Facebook.

Outros casos

No cinema, situação semelhante aconteceu com a atriz Zoe Saldana, que interpretou a cantora Nina Simone na cinebiografia 'Nina'. A caracterização foi criticada porque a atriz teve de usar maquiagem muito mais escura do que seu tom de pele natural, além de uma prótese no nariz, para se aproximar da aparência física da diva do jazz. O filme acabou sendo um fiasco de crítica e bilheteria.

Campo obrigatório