Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Joselia Aguiar continuará como curadora da Flip em 2018

Jornalista foi responsável pela curadoria do evento deste ano, que homenageou o escritor Lima Barreto

Joselia Aguiar continuará como curadora da Flip em 2018
Notícias ao Minuto Brasil

09:36 - 18/11/17 por Folhapress

Cultura Literatura

A organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) anunciou nesta sexta-feira (17) que a jornalista e historiadora Joselia Aguiar será a curadora da próxima edição do evento, em 2018. A 16ª edição será realizada entre 25 e 29 de julho.

Aguiar foi responsável pela curadoria do evento deste ano, que homenageou o escritor Lima Barreto e foi marcado pelo aumento do número de autoras mulheres - elas eram 23, ante 22 homens.

A presença de escritoras e escritores negros também aumentou -eles representaram 30% dos convidados. E a literatura de língua inglesa, sempre estrela da festa, desta vez estava bem menos presente.

A curadora diz que, no seu segundo ano, fará a mesma "pesquisa ampla em busca de novas vozes, modos de ver e construir narrativas, combinar linguagens e inventar sentidos".

Para o próximo ano, pretende também "descobrir como contribuir para a formação de plateias para uma festa literária como a Flip, a formação de leitores capazes de compreender linguagens e sentidos."

+ Revista-livro ‘Baiacu’ traz trabalhos de artistas como Laerte e Angeli

"Mais do que nunca é preciso aproximar o leitor da literatura e da arte, para tornar nosso ar mais arejado, ampliar nosso horizonte e aprofundar o entendimento das pessoas e do mundo", diz.

Ainda não foi divulgado o homenageado da próxima edição da Flip. Nos três anos anteriores, a curadoria foi do jornalista Paulo Werneck. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório