Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em SP, Dia da Consciência Negra terá shows de Liniker e Ilu Obá de Min

Confira agenda completa de comemorações, que começam neste sábado (18)

Em SP, Dia da Consciência Negra terá shows de Liniker e Ilu Obá de Min
Notícias ao Minuto Brasil

10:23 - 18/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Comemoração

As comemorações para o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, começam já neste sábado (18) em São Paulo. A programação cultural para a data inclui apresentações gratuitas de nomes como Liniker e os Caramelows e o grupo Ilu Obá de Min. As informações são do G1.

Outros destaques da agenda são o rapper Rico Dalasam, o cantor paraense Jaloo e um especial dos 40 anos dos bailes black.

O Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, terá entrada gratuita até 20 de novembro. No domingo (19), às 16h, o museu recebe o Coral Jovem do Estado, que apresenta o programa “São Paulo Maputo Salvador”.

+ Revista-livro ‘Baiacu’ traz trabalhos de artistas como Laerte e Angeli

Confira a agenda completa abaixo

Sexta-feira (18)

16h-21h - Boulevard da São João

Encontro das Rodas de Samba: Samba da Laje, Na Palma da Mão, Projeto Bate Fundo

12h-22h - Praça das Artes

Ilu Obá de Min

Dj Evelyn Cristina

Coletivo Sistema Negro

DJ Bola – A Banca

Vanesa Soares

Sábado (19)

14h-20h: Boulevard da São João

Heloa convida Luedji e Simba

Vitrolla 70

Aláfia convida Rael, Participação especial Zezé Motta

Dj MF

12h-22h - Praça das Artes

DJ Vivian Marques

Felipe Costa

Samba Rock na Paulista

Segunda-feira (20)

14h-20h - Boulevard da São João

Saravá convida Simba

Liniker e os Caramelows

Afrika Bombataa

Dj Zézão

12h-22h - Praça das Artes

Dj Miria Alves

Sarau Musical da Capoeira I edição Consciência Negra

Gumboot Dance Brasil

Balé da Cidade no Theatro Municipal de São Paulo

De 17 a 20 de novembro:

Das Tripas Coração é o nome do espetáculo dançado pela primeira vez pelo Balé da Cidade de São Paulo. A coreografia do diretor artístico da companhia, Ismael Ivo, aborda a questão do tráfico de órgãos que atinge os jovens negros da periferia, e é apresentada no Theatro Municipal, com ingressos de R$10 a R$30.

CASAS DE CULTURA

Rico Dalasam

Dia 26/11, às 19h. Casa de Cultura Hip Hop Sul.

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

Para unir a música jamaicana de raiz (ska, rocksteady e early reggae) com os clássicos da música brasileira, sobe ao palco do CCPenha a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ)

Dia 18/11, às 19h. Centro Cultural da Penha.

Trio Virgulino

Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba). Com 36 anos de carreira, o grupo toca forró pé-de-serra para público do Canto da Ema. O trio já se apresentou com Caetano Veloso, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Dominguinhos e Osvaldinho do acordeão.

Dia 18/11, às 19h. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

Jaloo

Jaime de Souza Melo Junior, mais conhecido pelo nome artístico Jaloo, é um cantor, compositor e Produtor musical do Brasil. É considerado uma das grandes surpresas e uma das apostas da música eletrônica brasileira.

Dia 18, às 19h. Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão.

Banda Do Brás

Atuando há 9 anos em casas noturnas e espaços culturais de São Paulo, a DoBrás apresenta em seus shows releituras de clássicos da música brasileira misturadas a grooves instrumentais.

Dia 19/11, às 19h. Casa de Cultura Raul Seixas.

Banda Black Rio

funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros. Desde então, a Banda Black Rio tem sido uma grande referência para o mundo da música. Artistas renomados como MosDef e a banda Incognito têm gravado suas músicas. Ao longo dos anos, a banda teve várias formações e competentes músicos fizeram respeitosamente parte dessa continuidade.

Dia 25/11, às 19h. Casa de Cultura da Brasilândia.

40 anos movimento Baile Black: Zimbabwe, Black Med e Wiliam Magalhães (Banda Black Rio)

Para celebrar os bailes black, as Casas de Cultura receberão Serafim, da Equipe Zimbabwe (SP), Maurício da Equipe Black Mad (SP) e Willian Magalhães, da Banda Black Rio (RJ), para um bate papo sobre a história dos bailes e a importância na construção da identidade do movimento. Na sequência baile e discotecagem. +16 anos. 60min.

Dia 24, 18h. Casa de Cultura do Tremembé.

Vivência de Tambores – Ponto de Equilíbrio

Lucas Kastrup, músico e antropólogo, destaca no evento a importância da música jamaicana e abre horizontes para refletir sobre a história da música contemporânea. Ele faz também um paralelo do reggae com a MPB e o rock nacional. Livre. 120 min.

Dia 19, 17h30. Casa de Cultura São Miguel Paulista.

Dia 20, 14h. Casa de Cultura Vila Guilherme.

Sound System: Quintal dos Pretos, Black Yard – KLJ; Zàfrika, Max BO; Arcanjo Ras; Junior Black Style e Shirley Casa Verde

Black Yard é uma festa que reúne amigos da Zona Norte apaixonados por música que apresentam as batidas do reggae e suas apresentações. Como convidados estarão presentes KLJ, Zàfrika, Max BO, Arcanjo Ras, Junior Black Style e Shirley Casa Verde. +16 anos. 120 min.

Dia 20, 14h. Casa de Cultura Vila Guilherme.

Contação de Histórias Afro – Marcos da Conceição

O evento “Histórias que contam, contadas e encantadas” busca resgatar essa tradição presente também no Brasil como na África a fim de repassar ensinamentos e aventuras desses povos. 7 a 14 anos. 90 min.

Dia 26, 17h. Casa de Cultura Hip Hop Leste.

Máscaras Africanas com Rodrigo Ramos

A oficina foi vai mostrar um pouco sobre identidade dentro dos grupos étnicos que compõem o continente africano e usará as máscaras para ressaltar a beleza e as cores de um continente repleto de muitas ligações socioculturais conosco. Ao final será realizada uma exposição com os trabalhos. Livre. 120 min.

Dia 18, 15h. Casa de Cultura do Itaim Paulista.

Dia 26, 15h. Casa de Cultura Hip Hop Leste.

Djs In Concert: Encontro de discotecagem de vinil e roda de conversa sobre música negra no Brasil, com Dj Paul, Negrito e Bul Dog.

Djs In Concert é um encontro dos djs Paul, Negrito e Bul Dog, com o intuito de difundir a música negra no Brasil, com discotecagem com disco de vinil. Haverá também um debate com os participantes sobre as relações da música negra com a brasilidade e a atualidade musical. Livre. 90 min.

Dia 18, 20h. Casa de Cultura de São Mateus.

Dia 19, 18h. Casa de Cultura do Itaim Paulista.

Dia 26, 18h. Casa de Cultura Hip Hop Leste.

Banda Vitrolla 70

A banda esbanja a essência da música que marcou as décadas de 60, 70 e 80, quando se ouvia música do lado A e lado B do vinil. Com um toque mais moderno o ritmo e a vibração deles estão carregados de swing ao resgatar a aura destas décadas em canções autorais. Livre. 120 min.

Dia 23, 20h. Casa de Cultura de São Miguel Paulista.

Grupo Raça

Formado por oito músicos e os ex-integrantes do Raça Negra, Fena e Paulinho, o grupo apresenta uma vertente romântica do qual uma das influências é o reggae. 120 min. Livre.

Dia 26, 16h. Casa de Cultura São Rafael.

Cortejo Maracatu: Porto de Luanda, Batuque Urbano, Baque CT, Maracatu Agô Anama

Os grupos Cia. Porto de Luanda, Coletivo Batuque Urbano, Baque CT, Maracatu Agô Anama realizarão uma grande confraternização num cortejo que se inicia na Casa de Cultura e percorre toda a extensão do parque Raul Seixas. Livre. 120 min.

Dia 25, 15h. Casa de Cultura de Itaquera.

MUSEUS

Museu Afro Brasil: entrada gratuita todos os dias até 20 de novembro. No dia 19, às 16h, o museu recebe o Coral Jovem do Estado, apresentando o programa “São Paulo Maputo Salvador”, um olhar sobre a conexão musical entre o Brasil e a África por meio da produção de jovens compositores, sob regência de Tiago Pinheiro e Lenna Bahule.

No dia 20, às 10h, será inaugurada a instalação “Más-caras”, que aborda a cultura consumista representada por meio de máscaras. Em seguida, às 11h, haverá uma homenagem aos 150 anos do compositor Padre José Maurício, primeiro maestro negro da história do Brasil, com apresentação do Madrigal Pe. José Maurício interpretando a “Missa em Fá para Nossa Senhora” e o “Te Deum para as Matinas da Conceição”. A partir das 15h, será exibido o documentário "Nega Que é Nega Não Nega Ser Nega Não!", às 16h30 será lançado o videoclipe com o mesmo nome e às 16h40, debate do público com as protagonistas do elenco e o diretor e músico Fabio Nunez.

Museu da Imagem e do Som - MIS-SP: terá apresentações de dança e cinema no dia 20 de novembro. Às 15h, a abertura do “Soul Black Soul Dance” terá SLAM Poetry com Banks Back Spin; às 15h20, será exibido o documentário “Soul King Nino Brown”, sobre King Nino Brown, fundador da Casa de Hip Hop de Diadema e da Zulu Nation Brasil, seguido de bate-papo com King Nino Brown, Leo Papel e Sharylaine; às 17h00, o Dança no MIS apresenta “Toda raiz tem um pouco de senzala”, apresentação que discute preconceito, violência física e mental; e às 18h00 acontece o Baile Black, com Dj King Nino Brown. Todas as atividades têm ingresso gratuito.

Museu da Imigração: nos dias 18 e 19 de novembro, às 11h, o museu realiza visita educativa sobre a identidade negra em São Paulo e seus aspectos arquitetônicos, sociais, históricos e culturais. No dia 19, das 12h às 17h, o evento “Viva! Sabores da África” terá gastronomia típica de países africanos e apresentação musical.

Campo obrigatório