Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'A Carne', de Elza Soares, ganha novo clipe; assista

Em comemoração ao Dia Mundial da Consciência Negra, cantora lança novo clipe da sua canção-manifesto e o documentário "Duas mulheres. Duas vidas"

'A Carne', de Elza Soares, ganha novo clipe; assista
Notícias ao Minuto Brasil

16:54 - 20/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Consciência Negra

Em comemoração ao Dia Mundial da Consciência Negra, a cantora Elza Soares lançou nesta segunda-feira (20) um novo clipe da música "A Carne", a sua famosa canção-manifesto na qual denuncia que "a carne mais barata do mercado é a carne negra".

"A carne mais barata do mercado foi a carne negra. Não é mais a carne negra. Eu sou negra. Minha mãe é negra. Minha voz é negra. O Brasil é Negro”, disse a cantora em depoimento no lançamento do videoclipe.

+ Anitta lança clipe de 'Downtown', gravado em Nova York

Na produção, em que aparece majestosa vestida de branco, a "mulher do fim do mundo" divide a cena com atores, bailarinos e atletas negros em diversas situações, parte delas com alusão ao período de escravidão - como na versão anterior do clipe - que deixa marcas no país até hoje.

A primeira versão de "A Carne" foi lançada em 2002, no álbum "Do Cóccix Até o Pescoço", com produção de Seu Jorge, Marcelo Yuca e Wilson Capellette. A versão atual teve direção do Coletivo MOOC e teria sido produzida pela Conspiração Filmes para uma ação promocional de uma instituição bancária.

Elza ainda lançou, nesta segunda, o documentário "Duas mulheres. Duas vidas". Na obra, a sua trajetória é cruzada com a da campeã olímpica de judô Rafaela Silva. A Conspiração Filmes também assina a produção do documentário.

Confira as duas versões de "A Carne" nos clipes abaixo.

Campo obrigatório