Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Equador sedia Congresso Latino-Americano de Cultura Viva

Evento deverá reunir 800 congressistas provenientes de redes, coletivos e organizações culturais de 18 países da América Latina

Equador sedia Congresso Latino-Americano de Cultura Viva
Notícias ao Minuto Brasil

13:32 - 21/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Quito

Começou ontem (20), em Quito, no Equador, a terceira edição do Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária. O evento, organizado pela Rede Equatoriana de Cultura Viva Comunitária, deverá reunir 800 congressistas provenientes de redes, coletivos e organizações culturais de 18 países da América Latina.

Até 25 de novembro, serão seis dias de espetáculos, palestras, debates, exposições, feiras, círculos da palavra e percursos culturais. Entre os objetivos do encontro, que tem como tema "Ser comunitário", estão a criação de um espaço de intercâmbio e articulação de experiências e redes de cultura viva comunitária em todo o continente e a recuperação e o fortalecimento de iniciativas legislativas e de política pública estatal em relação à manutenção de experiências culturais comunitárias. 

A programação completa ocupará diferentes bairros de Quito. De 20 a 25 de novembro, o ponto de encontro será a Casa de la Cultura Ecuatoriana, mas haverá atividades em vários pontos da cidade, como as Universidades Central, Católica, Andina e Salesiana, o Museu de Medicina, o Teatro Nacional, o Teatro Politécnico Nacional, o Parque Cumandá, as Casas Pukará e Machankara, além de ruas e praças do Centro Histórico da capital equatoriana. 

+ Homem é preso por tentar vender objetos que foram de John Lennon

"Tem sido uma experiência de organização colaborativa, 34 comunidades estão trabalhando em torno do congresso", conta Isaac Peñaherrera, que é integrante da Associação Nina Shunku e da Rede Equatoriana de Cultura Viva Comunitária e há dois anos participa da comissão organizadora do evento. "Acreditamos que este investimento na localidade ajuda a potenciar muito o trabalho que as organizações culturais comunitárias vêm desenvolvendo."  

Ao longo dos seis dias do evento serão abordadas as seguintes temáticas: Autonomia, soberania e território; Economia social e sustentabilidade; Legislação e políticas públicas; Comunicação comunitária; Educação comunitária; Arte e comunidade; Gênero e diversidades; Saúde intercultural; Espiritualidades e ancestralidades; Memória, identidade e patrimônio. 

Rede de cidades  

Nos dias 22 e 23, em programação conjunta com o 3º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, será realizado no Centro de Convenções Eugenio Espejo o 2º Encontro de Redes IberCultura Viva. A atividade central desse encontro será a mesa "Rede de Cidades", em que será debatida a criação de uma rede de governos municipais e/ou estaduais associados a IberCultura Viva, com o fim de avançar no estabelecimento de políticas culturais de base comunitária em nível local e/ou estadual, além de mecanismos de adesão ao programa.

Campo obrigatório