Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Companhia Moderno de Dança do Pará leva ao palco 'UM'

Além do próprio espetáculo, Companhia vai oferecer oficina, palestra e lançamento de livro durante a passagem pela capital paulista

Companhia Moderno de Dança do Pará leva ao palco 'UM'
Notícias ao Minuto Brasil

17:47 - 22/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura São Paulo

Em turnê na capital paulista, a Companhia Moderno de Dança do Pará leva aos palcos o espetáculo "UM", com apresentações nesta sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26) na Caixa Cultural. Os artistas da Companhia - que também são pesquisadores - vão oferecer, além do próprio espetáculo em si, oficina, palestra e lançamento de livro durante a passagem por São Paulo. A entrada é gratuita.

Formado há 15 anos, o grupo de artistas com origem no norte do país bebe da fonte da “dança imanente” como proposição teórica e prática em dança. Assim, seus membros compartilham subjetividades no processo de criação cênica, que valoriza a construção coreográfica pelas trocas estabelecidas entre o individual (unidade) e o coletivo (múltiplo).

+ São Paulo ganha data extra da tour de Foo Figters e Queen of Stone Age

"UM" é inspirado na ideologia Ubuntu, que literalmente traduzida significa: “eu sou o que sou pelo que nós somos”. A palavra tem origem no vocabulário dos povos Bantu, da África do Sul, que em diálogo com o fazer/pensar da dança imanente alicerça o conceito do espetáculo. Para tal, são utilizadas práticas de matriz africana e afro-brasileira como recursos técnico-corporais para pesquisar os movimentos cênicos, que envolve elementos da capoeira, da cultura de escolas de samba, das danças afro-baianas e do candomblé.

O espetáculo recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, já esteve em cartaz por duas temporadas em Belém e circulou pelo interior do Pará, além de apresentações em Macapá.

A Companhia desembarca em São Paulo também para a realização de uma oficina de compartilhamento dos preceitos criativos da dança imanente; uma palestra reflexiva acerca das relações teórico-metodológicas estabelecidas a partir do espetáculo UM e o lançamento de livros que tratam dos processos coreográficos da Companhia Moderno de Dança.

A entrada para o espetáculo é totalmente gratuita e os ingressos devem ser retirados na recepção da Caixa Cultural, nos dias do evento, a partir das 9h. Já as inscrições para oficina e palestra têm vagas limitadas e podem ser feitas pelo e-mail ciamoderno@gmail.com.

SERVIÇO:

Companhia Moderno de Dança

Espetáculo “UM”

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)

Data: 24, 25 e 26 de novembro de 2017 (de sexta-feira a domingo)

Horário: 19h15

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 80 lugares

Entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 9h do dia da apresentação)

Campo obrigatório