Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Autora retira livro 'Peppa' das prateleiras após acusações de racismo

Silvana Rando disse que prefere que a obra deixe de existir se ofender alguma criança

Autora retira livro 'Peppa' das prateleiras após acusações de racismo
Notícias ao Minuto Brasil

10:12 - 23/11/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Literatura

Silvana Rando decidiu retirar "Peppa", livro que lançou em 2009, das prateleiras. A obra sobre uma menina negra que resolve alisar os cabelos é alvo de diversas críticas, sendo uma delas a da YouTuber ativista, Ana Paula Xongani.

O livro tem trechos como: "A cabeleireira quebra pentes e usa uma furadeira com serra no cabelo de Peppa após 16 horas e quarenta e oito minutos no trabalho de alisamento", conforme ressaltado pelo G1. "É um livro extremamente racista", acusou a YouTuber ao site.

+ Incentivos da Lei do Audiovisual passam a valer até o fim de 2019

Segundo a autora, que assina mais de 10 livros infantis e ilustrou outros 40, a ideia de "Peppa" é denunciar como crianças abdicam da infância por uma vaidade que seria típica de adultos.

Após mais de um ano de polêmica, Silvana divulgou que reavaliou a própria opinião: "Depois de ler e reler a opinião de todos a respeito do meu livro Peppa, gostaria de afirmar que se existe a chance de uma única criança se ofender com seu conteúdo, prefiro que o livro deixe de existir, pois só assim meu trabalho fará sentido".

Campo obrigatório